Pedro Rocha • 16 abr 2024 • Matterport
Matterport para Museus: Explorando o Mundo da Arte!
Conforme o mundo muda e se digitaliza, museus, galerias de arte e centros culturais buscam constantemente novas maneiras de atrair e engajar o público. Uma forma de chamar a atenção do público geral é com tecnologias que possam ser acessíveis a maior quantidade de pessoas possível.
Uma das tecnologias inovadoras que vem revolucionando essa experiência é o Matterport, uma tecnologia de captura de realidade 3D que permite a criação de tours virtuais imersivos e interativos.
A tecnologia permite com que diversos museus criem replicas exatas de seus ambientes interiores, totalmente em 3D, esta tecnologia é chamada de “Digital Twin” ou “Gêmeo Digital” para os mais íntimos. Ela recebe esse nome por criar uma replica exata do ambiente do museu por usar de dados de profundidade medidos por raio-lasers e bastante inteligência artificial para montar uma maquete 3D detalhada.
Quebrando barreiras de acesso
Eventos globais recentemente definiram um novo patamar de globalização e a Internet se tornou mais importante que nunca na vida de diversas pessoas pelo mundo afora. E com isso a internet acabou por se tornar um veículo de acessibilidade indispensável para diversas pessoas.
Os tours virtuais criados pela plataforma podem beneficiar o ensino e o acesso a cultura, principalmente para crianças e pessoas e com problemas de mobilidade. Através da plataforma pessoas de qualquer lugar do mundo conseguem visitar exposições de arte e explora-las como se estivessem lá, democratizando o acesso a cultura e eliminando barreiras geográficas
Experiência Imersiva e Personalizada
A imersão proporcionada pelos tours virtuais é incomparável, visitantes podem explorar cada canto do museu e ter acesso a diversos ângulos da arquitetura e obras de arte. A plataforma ainda oferece informações adicionais em forma de vídeos, legendas multilíngues e narrações em áudio.
A plataforma está em constante mudança, e diversos recursos são adicionados por meio de grandes atualizações
Engajamento e retenção do público
O engajamento do público é outro ponto crucial dos tours virtuais. Os visitantes podem interagir com elementos educativos, e obras de arte, aumentando seu interesse pela cultura. Por sua alta capacidade de personalização, os tours virtuais podem possuir conteúdo personalizado para promover a interação e a formação de novos públicos.
Por não se limitarem a replicar um espaço físico, os tours virtuais de 3ª Geração conseguem melhorar a experiencia do visitante, posicionando em pontos estratégicos, informações vídeos e áudios referentes as obras em destaque.
Ferramenta poderosa para marketing e divulgação
Os tours virtuais são uma ótima ferramenta para marketing e divulgação, e para museus e galeria de arte isso não é diferente. Através da plataforma, podem ser construídas campanhas de marketing e exposições com dinâmicas diferenciadas para atrair mais visitantes.
Preservação? Catalogação? Documentação?
Museus são notórios por todas estas categorias, e pelo nível altíssimo de organização necessário para guardar e documentar todas as informações de traços culturais ou até culturas inteiras por meio de trabalhos criados através de gerações de sabedoria e bagagem cultural.
A tecnologia de gêmeos digitais pode ser o salvador quando se trata de documentar estados atuais de mostras, tanto permanentes quanto temporárias, sua catalogação e eternização na história do museu. Permitindo até que modelos digitalizados que não estão sendo usados possam ser guardados e exibido após alguns anos.
Assim como em livros de história, agora podemos transcender os limites físicos e temporais de forma emocionante e usar a tecnologia a nosso favor. A tecnologia Matterport permite a democratização do acesso a breve futuro irá se tornar o padrão no marketing de instituições culturais e de ensino.