Blog Tecnológico

Brand Books

Melissa Campuzano • 08 ago 2016

O Brand Book é um material onde é reunida a história, cultura, o jeito de falar e pensar que tem uma marca, produto ou organização.

books


books

No Brand Book deve-se descrever a personalidade da marca de forma objetiva, rápida e fácil de entender.

O Brand Book  tem mais a ver com linguagem, atitudes e ideias do que com produtos, não deve ser confundido com um Manual de Identidade, pois este mostra aspectos técnicos da marca, construção, aplicação, proporções e assim por diante. Já o Brand Book apresenta aspectos mais subjetivos e sentimentais.

books

O designer usa uma seleção de cores, formas, texturas, tipografias, palavras e fotos para definir um estado de espírito, convidando o leitor a visualizar e sentir o produto de modo a imaginá-lo no contexto de um estilo de vida ou de uma narrativa humana.

books

books

Os Brand Books são usados para inspirar fidelidade e compreensão de marca, em vez de promover um produto específico. Dirigem-se às pessoas dentro de uma organização, bem como editores, investidores, parceiros comerciais e consumidores.

Eles também  documentam as fontes de inspiração por trás de uma empresa ou produto, ajudando a focalizar a marca  em torno das imagens tangíveis. Assim, os prestadores de serviços ou mesmo os funcionários conhecem a história e usam a marca de forma coerente.

books6

books

Portanto, para poder assimilar a história de vida de uma empresa ou produto é importante criar um Brand Book. Mas como se cria um?


1. Escolha o formato

O formato vai depender se sua marca trata-se de algo exclusivo e luxuoso ou de uma organização mais modesta.

Então escolha formatos e materiais que reflitam quem você é. Lembre-se que em suas páginas deve ser possível compor a descrição da marca enquanto pessoa. Sim, porque toda marca hoje deve ser vista como uma pessoa.

books


book


2. Reúna a informação visual


Junte imagens inspiradoras, esboços, peças impressas, textos, fotografias, padrões, amostras de tecido, texturas e todo tipo de material diversificado para tornar sua marca autêntica.

books

books


3. Conecte e comunique

Agora que está com uma pilha de material, organize de maneira com que cada peça contribua para o mundo que você está criando. Faça conexões entre cada elemento para que a linguagem visual seja compreendida.

book


4. Distribua

Procure fazer um equilíbrio entre imagens e textos. Não faça rupturas repentinas na sequencia. Folheando o brand book os leitores devem imaginar como seria viver com seu produto.

books


5. Produza


Veja a maneira mais eficiente de ter seu brand book finalizado. Pode ser impresso numa gráfica digital, ou de maneira personalizada e manual, dependendo de seus recursos disponíveis.

books

books15

Se você tem sua própria empresa e deseja aceder a um design gráfico de qualidade e de forma mais econômica, crie um Brand Book, isso vai ajudá-lo a transmitir o visual de sua empresa de maneira clara, eficiente e otimizada.

Crie já o seu com o aplicativo InDesign para desktop ou mobile, teste e conheça as capacitações nesta tecnologia no link:
http://www.eng.com.br/novosite/treinamentos/detalhes_curso.cfm?course_id=93


Até o próximo Artigo! :)

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO