Blog Tecnológico

Pop Art no Illustrator CC

Melissa Campuzano • 17 jan 2017

Pop Art é um movimento artístico que surgiu na Inglaterra na década de 1950. Foi utilizado pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para denominar a arte popular que estava sendo criada em publicidade, no desenho industrial, nos cartazes e nas revistas ilustradas.

Ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações. Mas ao mesmo tempo em que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes produzia o próprio aumento do consumo, como aconteceu, por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol (1928-1987) um dos artistas mais multifacetado do século XX e considerado o Rei da Pop Art, que com certeza muitos de vocês lembram-se dele pelas variações cromáticas do retrato de Marilyn Monroe.

A ideia das sopas Campbell era plasmar objetos cotidianos e comuns, símbolos da vida dos Estados Unidos como centro da expressão artística.



Então depois de ter falado um pouco deste movimento vou aproveitar de pegar a essência da Pop Art para ensinar alguns truques no Illustrator para mudar suas ilustrações a Pop Art.

Abra o Illustrator e desenhe uma ilustração usando gradientes de cor tais como o retrato de uma mulher ou você pode pegar qualquer elemento colorido, ate um guarda-chuva.

Divida a mesa de trabalho em quatro partes iguais, e adicione um fundo com o efeito halftone.



Ou você pode baixar o fundo deste tutorial aqui: FUNDO HALFTONE

Seguidamente copie o elemento que desenhou, um nas 4 partes da mesa de trabalho. Pode usar o comando Ctrl+D.



Para facilitar nosso trabalho iremos pegar a ferramenta Recolor Artwork do Ilustrator, pelo seguinte menu: “Edit > Edit Colors > Recolor Artwork”:



A função Recolor Artwork auxilia na criação de novas combinações das cores já utilizadas na arte. Para iniciar, selecione uma das cores e a movimente pelo disco de cor, também é importante deixar marcada a opção “Recolor Art” para mudança automática de cor.



Você perceberá que a cor é automaticamente alterada na arte na medida em que for alterada no painel. Se desejar, todas as cores podem ser alteradas ao mesmo tempo, para isto, clique o ícone da corrente:  o que fará com que todas as cores não percam a relação entre si e assim toda a arte recebe a alteração ao mesmo tempo, experimente.



Na parte de baixo do painel existem as barras de controle de valor para cada cor, o que é bastante útil quando se tem o valor exato para ser entrado:


Para utilizar o painel, selecione uma cor (clicando na bolinha respectiva) e observe os valores no painel, mudando-os ou não conforme a necessidade.

Se for necessário, o sistema de cor pode ser alterado clicando no menu de contexto e selecionando um novo sistema:



Além de poder compor as alterações manualmente, é possível utilizar as regras de composição científicas de cor. Para isto, é necessário criar um grupo de cor para estas cores utilizadas na arte. Digite um nome para o novo grupo de amostras que será criado Clique no ícone de “New Color Group” no topo da janela de diálogo:




Depois de criado, o grupo ficará inserido na parte direita da janela e também no painel Swatches:



Selecione então a barra do grupo de cor e na sequência, acione a barra superior da janela Recolor, onde estão alocadas as regras de combinação harmônicas de cor:



Selecione um método e perceba a alteração do grupo de cor para a norma harmônica escolhida. Além disto, é possível movimentar as cores já organizadas e travadas entre si pela norma harmônica escolhida, como por exemplo:

Caso encontre uma boa combinação, é possível então criar um novo grupo de cores, clicando novamente no ícone “New Color Group”. Isto gerará mais um grupo de Swatches:


Detalhe importante: verifique quantas cores são utilizadas no grupo harmônico escolhido, pois existe a possibilidade de se ter menos cores no grupo harmônico do que nas cores utilizadas. Após isto, clique em OK para o Illustrator aplicar as alterações na arte, de forma automática.


Agora que você já conhece como usar esta ferramenta coloque sua criatividade a trabalhar e veja como as cores da sua ilustração mudam instantaneamente e ainda mantendo combinações de cor maravilhosas. Vale a pena quando o cliente pede mudanças de cor, é uma ferramenta muito útil e rápida de trabalhar.


Curtiu? Compartilhe seu desenho Pop Art usando o Painel “ Recolorir arte” com a hashtag #DesignNaEng

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO