Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Pop Art no Illustrator CC

Melissa Campuzano • 17 jan 2017 • Adobe Illustrator

Pop Art no Illustrator CC

Pop Art é um movimento artístico que surgiu na Inglaterra na década de 1950. Foi utilizado pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para denominar a arte popular que estava sendo criada em publicidade, no desenho industrial, nos cartazes e nas revistas ilustradas.

Ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações. Mas ao mesmo tempo em que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes produzia o próprio aumento do consumo, como aconteceu, por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol (1928-1987) um dos artistas mais multifacetado do século XX e considerado o Rei da Pop Art, que com certeza muitos de vocês lembram-se dele pelas variações cromáticas do retrato de Marilyn Monroe.

A ideia das sopas Campbell era plasmar objetos cotidianos e comuns, símbolos da vida dos Estados Unidos como centro da expressão artística.

Então depois de ter falado um pouco deste movimento vou aproveitar de pegar a essência da Pop Art para ensinar alguns truques no Illustrator para mudar suas ilustrações a Pop Art.

Abra o Illustrator e desenhe uma ilustração usando gradientes de cor tais como o retrato de uma mulher ou você pode pegar qualquer elemento colorido, ate um guarda-chuva.

Divida a mesa de trabalho em quatro partes iguais, e adicione um fundo com o efeito halftone.

Ou você pode baixar o fundo deste tutorial aqui: FUNDO HALFTONE

Seguidamente copie o elemento que desenhou, um nas 4 partes da mesa de trabalho. Pode usar o comando Ctrl+D.

Para facilitar nosso trabalho iremos pegar a ferramenta Recolor Artwork do Ilustrator, pelo seguinte menu: “Edit > Edit Colors > Recolor Artwork”:

A função Recolor Artwork auxilia na criação de novas combinações das cores já utilizadas na arte. Para iniciar, selecione uma das cores e a movimente pelo disco de cor, também é importante deixar marcada a opção “Recolor Art” para mudança automática de cor.

Você perceberá que a cor é automaticamente alterada na arte na medida em que for alterada no painel. Se desejar, todas as cores podem ser alteradas ao mesmo tempo, para isto, clique o ícone da corrente:  o que fará com que todas as cores não percam a relação entre si e assim toda a arte recebe a alteração ao mesmo tempo, experimente.

Na parte de baixo do painel existem as barras de controle de valor para cada cor, o que é bastante útil quando se tem o valor exato para ser entrado:

Para utilizar o painel, selecione uma cor (clicando na bolinha respectiva) e observe os valores no painel, mudando-os ou não conforme a necessidade.

Se for necessário, o sistema de cor pode ser alterado clicando no menu de contexto e selecionando um novo sistema:

Além de poder compor as alterações manualmente, é possível utilizar as regras de composição científicas de cor. Para isto, é necessário criar um grupo de cor para estas cores utilizadas na arte. Digite um nome para o novo grupo de amostras que será criado Clique no ícone de “New Color Group” no topo da janela de diálogo:

Depois de criado, o grupo ficará inserido na parte direita da janela e também no painel Swatches:

Selecione então a barra do grupo de cor e na sequência, acione a barra superior da janela Recolor, onde estão alocadas as regras de combinação harmônicas de cor:

Selecione um método e perceba a alteração do grupo de cor para a norma harmônica escolhida. Além disto, é possível movimentar as cores já organizadas e travadas entre si pela norma harmônica escolhida, como por exemplo:

Caso encontre uma boa combinação, é possível então criar um novo grupo de cores, clicando novamente no ícone “New Color Group”. Isto gerará mais um grupo de Swatches:

Detalhe importante: verifique quantas cores são utilizadas no grupo harmônico escolhido, pois existe a possibilidade de se ter menos cores no grupo harmônico do que nas cores utilizadas. Após isto, clique em OK para o Illustrator aplicar as alterações na arte, de forma automática.


Agora que você já conhece como usar esta ferramenta coloque sua criatividade a trabalhar e veja como as cores da sua ilustração mudam instantaneamente e ainda mantendo combinações de cor maravilhosas. Vale a pena quando o cliente pede mudanças de cor, é uma ferramenta muito útil e rápida de trabalhar.


Curtiu? Compartilhe seu desenho Pop Art usando o Painel “ Recolorir arte” com a hashtag #DesignNaEng

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design