Melissa Campuzano • 09 jun 2017 • Adobe Animate
Utilize seu smartphone e salve seus esboços numa Biblioteca da Creative Cloud e seguidamente faça uso do Adobe Animate CC para dar vida a seus desenhos.
Inicie o aplicativo Adobe Capture no celular e na opção Formas tire uma foto do desenho de seu personagem, automaticamente o desenho será transformado a vetores, antes de salvar na sua biblioteca você pode suavizar as bordas para obter um desenho mais perfeito.
Crie um novo documento no Animate CC
Ative o painel Bibliotecas e arraste o desenho salvo para o palco.
Selecione a opção Camada Unica do Animate para Importar o desenho numa camada
Selecione o desenho com a ferramenta seleção e vá à opção Modificar>Separar para poder pintar cada área com as paletas de cor salvas na sua Biblioteca utilizando a ferramenta Lata de Tinta (K)
Comece selecionando e pintando cada area com as cores de sua preferência
Depois de pintar seu personagem, crie um clipe de filme dele.
Dentro do clipe de filme pegue a ferramenta Laço e comece a selecionar cada parte do corpo, as patinhas, braços corpo e se tiver cabeça também.
Crie um clipe de filme com cada parte do corpo.
Selecione todos os clipes de filme e com o clique direito do mouse selecione a opção Distribuir em camadas.
Veja agora que, cada clipe de filme foi levado para uma camada diferente.
Insira um quadro no frame 40 para todas as camadas
Com o botão direito Crie uma Interpolação de Movimento
Selecione todos os clipes de filme e dê uma posição inicial e uma final ao personagem, de maneira que o personagems se movimente de um lado para outro
Movimente o clipe de filme de uma das patinhas no Frame 6 mais ou menos , puxe-o para dentro. Alterne o movimento das patinhas para dentro e para fora para dar a impressão que as patinhas se movimentam quando anda.
Para a camada do corpo selecione em Modificar>Transformação Livre
A cada posição diferente incline o corpo de um lado para outro
Pegue a mesma ferramenta de Transformação para movimentar o braço.
Pegue a bolinha branca que fica visivel quando aciona a ferramenta Transformar e movimente-a no ponto onde faz contato com o corpo, isto para que os proximos movimentos estejam alinhados com o corpo como um eixo.
Continue adicionado movimento, simplesmente posicionando a linha vermelha no Frame da Linha do Tempo onde que fazer o movimento
Finalmente repita os mesmos passos para o outro braço
Faça testes para ver que os membros encaixem corretamente a cada movimento.
Para esta animação foi colocado outro personagem na Linha de tempo.
Numa camada diferente adicione um fundo
Você pode utilizar a ferramenta Câmera para fazer um zoom no personagem, na Linha de Tempo crie quadros chave e em cada um deles adicione um movimento com a Câmera, entre cada frame Crie uma Interpolação Clássica.
Finalmente exporte sua animação