Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Animação e Interatividade no InDesign

Melissa Campuzano • 21 jul 2017 • Adobe InDesign

Animação e Interatividade no InDesign

Você vai fazer uma publicação grande e importante e sente que seu projeto esta muito estático e esta faltando aquele tchan . Nesse tutorial você vai aprender  alguns recursos importantes e interessantes para suas publicações e documentos de InDesign.

Abra o Adobe InDesign CC

Você pode salvar os ícones ou elementos que serão animados em suas Bibliotecas da Creative Cloud.

Para adicioná-los na pagina simplesmente selecione o elemento e arraste-o à pagina .

Posicione-o corretamente.

Você pode seguir os mesmo passos com os próximos elementos

Para animar os elementos ative o painel Animação o que se encontra no Menu Janela>Interativo>Animação ou você pode modificar sua mesa de trabalho ou Workspace para Publicação Digital para ativar todos os painéis que serão utilizados para adicionar interatividade.

Agora selecione o objeto que ira animar, vá para o Painel Animação e em Predefinições selecione uma opção para animar o objeto. Neste caso Focar a Partir da Parte inferior. Veja que em Eventos você pode definir se quer que a animação esteja ativa a partir do Carregamento da Pagina ou ao clicar na Pagina, existem mais duas opções e no final existe uma opção que diz Ativado por Evento de Botão, se esse for o caso ele estaria ativo só se na pagina existisse um botão previamente configurado.

Seguidamente existem outras opções de Duração, Reproduzir e Velocidade que você pode configurar.

Em Propriedades Animar existem 3 opções: A Partir da Aparência Atual, Para Aparência Atual e Para Local Atual. No caso iremos escolher Para Local Atual de maneira que a animação comece pela parte inferior e se movimente ate atingir a posição que você designou para o objeto.

No canto inferior esquerdo do Painel existem 3 ícones diferentes o primeiro que é uma telinha com um símbolo de Play é na verdade um Preview para você visualizar como esta ficando sua animação é conhecido como Visualização Interativa de EPUB

O segundo ícone serve para mostrar o Proxy da Animação, isso serve para que você consiga visualizar diretamente no InDesign 3 coisas: Primeiro, o inicio da Animação ( o Indesign  o marca como um quadro cinza); segundo, o caminho que segue a animação (marcado com uma linha pontilhada verde) e terceiro, o Local Atual ou fim da animação que seria a imagem colorida ou o objeto. Se você desativa a opção de Proxy da Animação não conseguirá ver o objeto cinza que é uma ajuda na visualização onde começa a animação.

Dica: Você pode movimentar o caminho da Animação com a Ferramenta Caneta (P) clicando em qualquer ponto do caminho segurando o movimentando a curva. Você também pode estender o caminho da animação com a Ferramenta Seleção (V)

Finalmente no Painel da Animação além de ter algumas opções de Opacidade existe as opções de Visibilidade onde você pode Ocultar até animar ou Ocultar após a animação

O terceiro ícone é para configurar os tempos e ordem da animação, se você clicar nele vai abrir o Painel de Tempo onde você pode fazer outro tipo de ajustes quando existem varias animações numa pagina.

Agora que o objeto já foi configurado como uma animação o seguinte passo é que esse objeto nos leve a outra pagina da publicação, você pode seguir dois caminhos válidos: Converter o objeto como um hiperlink ou converter ele em um botão.

Selecione o objeto e com um clique direito selecione a opção Hiperlinks>Novo Hiperlink

Será acionada uma nova janela onde você ira colocar as seguintes configurações:

Vincular a: Pagina
Documento: Monte Verde (Selecione o documento no qual esta trabalhando)
Pagina: Selecione o numero de página para onde deseja que o link leve ao clicar
Clique em OK

Caso deseje configurar ele como um Botão no lugar de um Hiperlink selecione o objeto e vá ao Painel Botões e formulários.


Em Tipo selecione Botão e em Ações clique no signo + para dar uma ação a esse botão


Selecione Ir para página e digite o número de página no espaço Página

Teste clicando no ícone de Visualização Interativa de EPUB para ver como irá ficar a animação e a interatividade, no mesmo painel clique no ícone de varias folhinhas no canto inferior direito do Painel para que você possa visualizar não só a pagina ativa se não para que você tenha um Preview de todas as paginas do projeto.

Clique no ícone de Play e veja seu trabalho rolando

Este tipo de animações e interatividade é útil para publicações EPUB 3.0 e PDF Interativo e Publicações Online

Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design