Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Crie Documentos PDF dinâmicos com Adobe InDesign

Haydinei S. de Oliveira • 04 dez 2017 • Adobe InDesign

Crie Documentos PDF dinâmicos com Adobe InDesign

O Adobe InDesign é referência para criação de livros, revistas e muitos trabalhos onde é necessário ter uma comunicação visual através da combinação de imagens e textos usando a diagramação através de editoração eletrônica. Mas nos últimos anos, os eBooks têm se espalhado no mercado trazendo a grande facilidade para atingir o público com um material que antes só poderia ser acessado de forma impressa, e agora pode ser acessado diretamente pelo computador ou até baixando pela internet.

Um recurso interessante do InDesign é a possibilidade de gerar documentos PDFs dinâmicos com transições, uma maneira criativa de apresentar um conjunto de slides animados.


Criamos um pequeno álbum, continuo com 10 páginas, em cada página, onde iremos criar transições diferentes:

 


Uma vez que acessamos a aba de Page, com botão direito, escolhemos a opção Page Attributes. Clique em Page Transitions e depois em Choose.

 

 

Uma caixa de Page Transitions surgirá, onde escolheremos algumas opções de transições.

 

 

Para ver como funciona cada uma das opções, basta colocar a seta do mouse em cada caixa, e as animações serão apresentadas.

 

 

Obs.: A opção de Apply to All Spreads, faz com que qualquer transição escolhida seja aplicada em todas as páginas, se o objetivo for de escolher diferentes animações para cada página, desabilite essa opção.

Em nosso exemplo aplicaremos animações distintas para cada página, uma vez que escolhemos as transições, cada página terá um sinal em sua base, dois quadradinhos que representam o efeito aplicado.

 


Agora, basta exportar o PDF! Para isso, vamos em file, export e escolha a opção Adobe PDF interative:

 


Nomeie seu arquivo e destine ao local desejado. Surgirá uma caixa, onde deve-se habilitar a opção Open in Full Screen Mode, clique em Export:

 


Veja que o PDF será apresentado em Full Screen com as transições aplicadas.

 


Obs.: A transição de PageCurl, é uma aplicação que usa o recurso do Flash player, então para ser visualizada precisa ter o plugin instalado para suportar a apresentação.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira trabalha com comunicação há 20 anos. Começou com a cena fanzine em São Paulo, evoluindo profissionalmente para as áreas gráficas, visuais e digitais.

Possui experiência de mercado em TV's, agências de publicidade e atualmente é Instrutor especialista na ENG em Curitiba.

Conhecimento profundo nos pacotes Adobe, Autodesk e ZBrush da Pixologic. Já ministrou centenas de palestras em todo o país.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design