Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Adobe Illustrator CC: Desenhando com Perspectiva

Haydinei S. de Oliveira • 04 jan 2018 • Adobe Illustrator

Adobe Illustrator CC:  Desenhando com Perspectiva

Dentro das artes visuais, a perspectiva é entendida como uma técnica que cria um efeito nas pessoas que visualizam uma imagem a partir de um determinado ângulo e a distância.

Com o Adobe Illusttrator CC, você desenhará com muita facilidade artes em perspectiva. Fique de olho no tutorial que apresentaremos a seguir!


Podemos definir ou editar perspectivas de um, dois ou três pontos de fuga em um documento.

 

Perspectiva

 

O Illustrator oferece a possibilidade de desenhar facilmente a arte em perspectiva, usando um conjunto de recursos.

Para ativar a perspectiva, basta ir até o menu de ferramentas e clicar no ícone da perspectiva (Shift+p). Note que uma perspectiva irá aparecer na sua área de trabalho, para desabilitá-la da tela, ainda com a ferramenta de perspectiva, vá até o "x" no ícone da perspectiva e desabilite.

 

Perspectiva

 

Os controles da grade poderão ser gerenciados pelos círculos principais. Confira na imagem a descrição dos controles.

 

Perspectiva

 

Em nosso exemplo, uma projeção da grade com dois pontos de fuga. Para desenhar diretamente nos planos, habilitaremos qual será a grade que criaremos ou incorporaremos os gráficos, mas temos de associar essa função.

Repare que temos no cubo três pequenos losangos, cuja representação é relativa aos lados dos planos. Com o ícone de perspectiva ativo vamos até o ícone do cubo e podemos clicar em cada plano, veja que essa ação ativa os planos, com cores diferentes.




Isso pode ser feito pelos comandos 1,2,3 e 4 do numeral.

Com o plano habilitado, basta criar uma forma, repare que o gráfico irá assumir a perspectiva ativada. Caso necessário incluir um gráfico criado anteriormente, basta acionar o Shift + v, que é uma ferramenta para realizar transformações em perspectiva, e com o gráfico selecionado, basta arrastá-lo para dentro do plano.

 

Perspectiva


No caso o projeto precise de peças que se repitam, um exemplo é como janelas, portas, ou qualquer gráfico, basta manter o plano desejado habilitado e em seguida, com a ferramenta Perspective Selection Tool (Shift + v) + alt , desloque a peça e clique em Ctrl +D.
Veja que ocorre a duplicação do objeto, restrito ao plano de perspectiva acionado.

 

PErspectiva


Basta desligar a perspectiva e nossa construção está pronta.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira

Haydinei S. de Oliveira trabalha com comunicação há 20 anos. Começou com a cena fanzine em São Paulo, evoluindo profissionalmente para as áreas gráficas, visuais e digitais.

Possui experiência de mercado em TV's, agências de publicidade e atualmente é Instrutor especialista na ENG em Curitiba.

Conhecimento profundo nos pacotes Adobe, Autodesk e ZBrush da Pixologic. Já ministrou centenas de palestras em todo o país.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design