Blog Tecnológico

Adobe Captivate: Vídeo Aula Interativa

Marcelo Leite • 17 jan 2018

O Adobe Captivate é uma ferramenta poderosa para criarmos conteúdo de eLearning responsivo.

Indo além do convencional, onde utilizamos questionários simples e métodos padrões de ensino, podemos usar alguns recursos interessantes para trabalhar com o formato vídeo aula interativa.

Com recursos de revisão, sumário e questionários inteligentes, acompanharemos o aluno durante todo o curso, garantindo a aprendizagem em cada etapa.

No exemplo abaixo, vamos analisar um exemplo simples desse tipo de curso:

1) O aluno tem, a todo o momento, acesso ao sumário do curso onde ele verifica as unidades de estudo disponíveis e revisitar qualquer unidade concluída anteriormente. O sumário também apresenta o tempo de estudo de cada etapa e informa se ela foi concluída ou não.

Adobe Captivate

2) Ao Iniciar o curso, o aluno possui acesso ao vídeo inicial que apresenta algumas configurações básicas. Antes de avançar para a etapa de explicação, o vídeo é pausado através de um recurso do Captivate e ele pode revisar o conteúdo visto ao clicar em “Revisar”, ou continuar para a próxima etapa.
Para avançar, o aluno precisa ajustar as configurações dos seus arquivos para acompanhamento junto ao instrutor, esse recurso, além de possibilitar explicações adicionais, garante que o aluno entenda cada etapa do que está sendo explicado.

Adobe Captivate

3) Com esse mesmo recurso, podemos apresentar resumos do que foi explicado ou informações adicionais ao aluno como: Curiosidades, referências a outras matérias e etc, que pode ser aplicado a qualquer momento da aula.


4) Durante o curso, em momentos chave, o aluno recebe perguntas relacionadas ao conteúdo que acabou de assistir. Essas questões são configuradas em um pool de perguntas aleatórias relacionadas ao conteúdo.
São selecionadas aleatoriamente desse banco pré-configurado, caso queira refazer o curso. Dificilmente ele irá se deparar com a mesma pergunta.

Adobe Captivate

eLearning

5) Podemos habilitar, também, um caderno de anotações, que pode ser utilizado em todos os momentos do curso. Essas anotações são salvas por sessão ou no computador, e podem ser impressas para estudo ou revisão.


6) Ao final do curso, o aluno recebe uma nota relacionado a quantidade de perguntas que ele acertou e errou. As perguntas podem ser revisadas, assim como o conteúdo relacionado a elas, verificando a resposta correta e possibilitando o replay do vídeo sobre essa questão.

As mensagens de resultados de pontuação podem ser configuradas de acordo com o desempenho do aluno.

No exemplo abaixo não existe nota, pois o exemplo foi elaborado apenas para teste.

 

Existe uma infinidade de interações que podem ser aplicadas neste tipo de vídeo, vai depender dos objetivos do curso.

eLearning

Podemos, também, simular software no caso de treinamentos específicos usando as mesmas interatividades.

Com o avanço das tecnologias, dos novos conceitos, o crescimento e a aceitação do Ensino a Distância, o Adobe Captivate possibilita apresentar o conteúdo no formato de vídeo interativo e garante ao Usuário ter uma linha de aprendizagem muito mais produtiva e avançada.

 

  • Ficou com dúvidas? Assista a Vídeo Aula:

Adobe Captivate

 

Quer saber mais sobre o Treinamento Oficial de Adobe Captivate?

Acesse: Adobe Captivate

Marcelo Leite

Marcelo Leite é CEO e co-founder de uma empresa de comunicação em Brasília.
Trabalha na área de direção e edição de vídeo, desenvolvendo projetos áudio visuais para seus clientes, tendo vários de seus trabalhos veiculados em grandes emissoras como TV Globo e Record.

Já ministrou dezenas de treinamentos e palestras oficiais da Adobe na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO