Blog Tecnológico

Adobe Photoshop CC: Formatos de imagens para mídias sociais

Marcelo Leite • 19 fev 2018

Para quem está produzindo conteúdo para mídias sociais e seguindo alguma estratégia de Marketing Digital, estar por dentro dos tamanhos de imagens para essas redes é essencial. E quando falamos em mídias sociais, não estamos falando apenas do Facebook, mas também de redes como Instagram, YouTube e Linkedin.


Tanto no formato Desktop quanto aos formatos mobile, temos de estar atentos aos dados a seguir para que nossas campanhas e conteúdo tenham o melhor aproveitamento possível.

 

Instagram - Tamanho de imagem:

O Instagram vem do universo mobile, a rede das fotos e dos vídeos curtos. Dentro dela, os usuários não podem mudar o tamanho das imagens, embora quando visualizadas em navegadores comuns o Instagram possui imagens de tamanhos previamente estabelecidos.
Várias empresas usam esses formatos para criar anúncios dentro da rede.

 

  • Avatar – 180x180px tamanho mínimo – Recomendado: 800x800px - 72dpi

As recomendações de tamanho para o Avatar do Instagram são de uma imagem no formato square, com no mínimo 180x180px de largura. No Photoshop, podemos criar um arquivo de 800x800px com uma resolução de 72dpi para garantirmos uma imagem de boa qualidade.

imagens para Redes Sociais

Você pode usar qualquer imagem como Avatar, contando que estejam no formato square (imagem quadrada) e que se atente para o corte circular que a imagem irá receber após ser aplicada no Instagram.

Garanta que informações importantes como o logo estejam dentro do corte circular como a margem da imagem abaixo exemplifica:

formatos de imagem para Instagram

  • Formatos Instagram:

- Imagem quadrada: 1080x1080px
- Imagem vertical: 1080x1350px
- Imagem horizontal: 1080x566px

 

Formatos para Redes Sociais

 

Tamanho de imagem no Facebook:

Dentro do Facebook é importante entender que existe diferença entre formatos Desktop e Mobile.

Outro ponto importante são as postagens com links e imagens. Quando o conteúdo que está sendo publicado contem um link, o Facebook, automaticamente, carrega o conteúdo, mostrando uma prévia rápida no corpo da publicação, normalmente uma imagem.

Portanto, dependendo do objetivo da publicação, podemos incorporar o link na descrição ou usar como imagem de publicação.

Outro fator importante é a quantidade de texto na publicação de anúncios, essas não podem conter mais do que 20% de texto ocupando a área total da imagem.  Ou seja, escreva apenas o essencial na sua imagem, deixe as demais informações para a descrição do seu anúncio.

  • Facebook Perfil

- Imagem de Capa: 851x315px
- Vídeo de Capa: 820x425px
- Imagem de Perfil: 180x180px (formato square, aqui podemos usar o mesmo princípio usado no Instagram).

Formato de imagens para Facebook

A área pontilhada ao centro da imagem de capa representa a área de segurança para visualizações em dispositivos móveis 520x255px, portanto, tenha certeza que as informações importantes estejam dentro dessa área, pois a maioria dos acessos são feitos por smartphones.

 

  • Facebook Página:

Imagem de Capa: 820x312px;
Vídeo de Capa: 820x312px;
Imagem de Perfil: 180x180px.

Formato de imagem para Facebook

 

Os vídeos, além da resolução citada na imagem, são reproduzidos em Loop. A área de segurança mobile para capa é de 560x250px.

  •   Facebook Grupos:

820x250px.


  • Facebook Eventos:

500x262px.

 

Imagens adequadas são essenciais para uma boa estratégia de marketing digital.

Seguindo as áreas de segurança garantimos também uma boa visibilidade da página ou perfil nos dispositivos moveis, onde se encontram a maioria dos acessos.

Com ferramentas de anúncio podemos gerenciar e dividir anúncios específicos para mobile ou desktop, uma outra ferramenta ainda mais poderosa para atingir o publico alvo do seu produto/serviço.

 

Saiba mais sobre o Treinamento Oficial do Adobe Photoshop CC

Saiba mais sobre o Treinamento de Marketing Digital na Prática

Marcelo Leite

Marcelo Leite é CEO e co-founder de uma empresa de comunicação em Brasília.
Trabalha na área de direção e edição de vídeo, desenvolvendo projetos áudio visuais para seus clientes, tendo vários de seus trabalhos veiculados em grandes emissoras como TV Globo e Record.

Já ministrou dezenas de treinamentos e palestras oficiais da Adobe na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO