Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Aprimore suas pesquisas no Google

Veruska Marques • 23 abr 2018 • Google for Education

Aprimore suas pesquisas no Google

No dia a dia, seja na escola, no escritório, em casa, a lazer ou profissionalmente, utilizamos o recurso de busca para as mais diversas dúvidas que possuímos no cotidiano. Mas as buscas, às vezes, nos dão mais trabalho do que imaginávamos, ou por não termos ideia de como pesquisar, ou por não possuir domínio sobre a ferramenta de busca.

Fato é que, ao pensarmos em busca, Google vem em nossa mente! Mas será mesmo que tiramos proveito de suas mais diversas ferramentas oferecidas? Busca por imagem, notícias, vídeos, mapas, datas específicas, cor, entre outros filtros. E de forma bem simples com poucos cliques, permitindo ainda receber alertas posteriores do conteúdo buscado.

Lembrando que se você é amante dos livros e/ou utiliza o Google para pesquisas acadêmicas, gostará de saber que há buscadores específicos, são eles Google Livros e Google Acadêmico (ou Scholar).
No momento, começaremos nosso aprimoramento pela pesquisa de uma notícia.

O tema escolhido foi o aquecimento global. Então, só escrever no campo de busca e começaremos a nossa pesquisa.

buscador-google-eng-dtp-multimidia

Após a pesquisa geral sobre o assunto específico, o próprio site nos direciona para especificações sobre o tema, e é exatamente aí que paramos a pesquisa, mas vejam o que acontece quando utilizamos os recursos oferecidos pelo próprio Google.

Podemos escolher entre o tipo de pesquisa que melhor nos atende, selecionando entre as opções nos itens oferecidos, logo abaixo ao omnibox.

opcoes-de-busca-eng-dtp-multimidia

Entretanto, após escolhermos uma das opções, como Notícias, por exemplo, a pesquisa modifica o aspecto e o tipo de conteúdo disponibilizado.

noticias-google-eng-dtp-multimidia

Este conteúdo de notícias ofereceu ainda assim, uma pesquisa geral e com data atualizada, como indicado pelas setas na imagem acima. Mas se em minhas necessidades de pesquisa, o período fosse um fator imprescindível, digamos que o Aquecimento Global no período anterior ao ano 2000, por exemplo.

ferramentas-google-eng-dtp-multimidia

Preencho as minhas especificações com a data de melhor interesse da minha pesquisa, neste caso, anteriores ao ano 2000. Após  clicar em “Intervalo Personalizado”, aparece um quadro para artipular a data do período que mais interessa a pesquisa.

periodo-personalizado-google-eng-dtp-multimidia

Outro benefício muito importante que aparece logo em seguida, é a possibilidade de criação de alertas sobre o assunto pesquisado.

Alertas esses que também podem e devem ser configurados, para que o conteúdo seja o mais fiel possível às suas necessidades.

alertas-google-eng-dtp-multimidia

Seguindo o raciocínio de que é um assunto de grande importância e preciso ser avisado de conteúdos novos e interessantes, criaremos então um alerta para monitoramento.

alerta-de-monitoramento-google-eng-dtp-multimidia

Após clicar em mais opções, podemos decidir a Frequência, as Fontes, o Idioma, a Região, e Quantos resultados.

Depois de tudo configurado, conforme suas especificações e após digitar seu e-mail, está feito!

criar-alerta-google-eng-dtp-multimidia

Uma pesquisa sobre certa notícia, em um período determinado com criação de alertas específicos para meu email, de forma simples e em poucos cliques.

A busca do Google possui um mundo gigantesco de recursos e facilidades.

Hoje, mostrei uma das muitas que virão.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design