Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Google Classroom: A ferramenta colaborativa de apoio ao Professor

Veruska Marques • 22 mai 2018 • Google for Education

Google Classroom: A ferramenta colaborativa de apoio ao Professor

Hoje em dia a tecnologia e os avanços estão de tal forma, que a velocidade de informação está intensa, até demais. Comparando tudo isso com a sala de aula, temos aquela cobrança “o mundo evoluiu, mas a sala de aula continua a mesma, um aluno olhando para a nuca do outro”, fala a verdade, você já escutou isso antes!

Muitas vezes os recursos são ignorados, não apenas pelos profissionais da área, os professores, mas os próprios alunos e pais. Por exemplo, em artigos anteriores postados no blog da ENG, descobrimos que até a pesquisa que realizamos no Google pode ser mais certeira e direcionada.

Digamos que a notícia, quando configurada de forma certa, “correrá” atrás de nós. Sendo assim, neste artigo, mostrarei uma facilidade muito interessante para os docentes e, por incrível que pareça, gratuita.

tecnologia-educacional-google-eng-dtp-multimidia

O Google Classroom é uma ferramenta de apoio ao professor, totalmente configurável e simples de utilizar. Com possibilidades mil, a melhor característica que poderia apresentar, é ser um local de apoio para o professor colocar e distribuir suas aulas, com diversas possibilidades de atividades.

Ah! Mas o Google possui muitas ferramentas que poderíamos utilizar no nosso dia a dia, essa é apenas mais uma delas? Não, na verdade não é uma, é A ferramenta colaborativa de apoio ao professor.

Hoje em dia, todos temos um e-mail, se for do Google, vale fazer uma pequena pesquisa, digitando “Google Classroom”, que notará que seu próprio e-mail lhe proporciona abrir uma sala de aula e compartilhar materiais com seus alunos.
Lembrando que estamos falando do Google, desta forma, o e-mail precisa ser Gmail.

Até agora está fácil, mas como cadastro meus alunos? Simples! Com o e-mail deles.

Pesquise no Google, e entre no Classroom. Monte sua sala de aula e em seguida, só acrescentar as atividades e convidar os alunos.

classroom-convidar-alunos-eng-dtp-multimidia

Crie quantas salas achar melhor e convide os alunos para as salas específicas, Eles entrarão com senhas disponibilizadas por você, o acesso é específico e controlado. O professor configura a sua sala de aula como achar melhor e compartilha as suas atividades de acordo com o fluxo de atividades que achar melhor.

As possibilidades são inúmeras, por exemplo, já na tela de compartilhamento de atividades, podemos observar que as possibilidades de diversificação, já começam nesse trecho, onde as tarefas podem ser direcionadas para todo o grupo, para alunos em específico, e de acordo com a necessidade do professor.

opcoes-do-classrrom-eng-dtp-multimidia

Clique aqui e confira um pequeno vídeo de apresentação do Google Classroom.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design