Blog Tecnológico

Google Classroom: A ferramenta colaborativa de apoio ao Professor

Veruska Marques • 22 mai 2018

Hoje em dia a tecnologia e os avanços estão de tal forma, que a velocidade de informação está intensa, até demais. Comparando tudo isso com a sala de aula, temos aquela cobrança “o mundo evoluiu, mas a sala de aula continua a mesma, um aluno olhando para a nuca do outro”, fala a verdade, você já escutou isso antes!

Muitas vezes os recursos são ignorados, não apenas pelos profissionais da área, os professores, mas os próprios alunos e pais. Por exemplo, em artigos anteriores postados no blog da ENG, descobrimos que até a pesquisa que realizamos no Google pode ser mais certeira e direcionada.

Digamos que a notícia, quando configurada de forma certa, “correrá” atrás de nós. Sendo assim, neste artigo, mostrarei uma facilidade muito interessante para os docentes e, por incrível que pareça, gratuita.

Classromm

O Google Classroom é uma ferramenta de apoio ao professor, totalmente configurável e simples de utilizar. Com possibilidades mil, a melhor característica que poderia apresentar, é ser um local de apoio para o professor colocar e distribuir suas aulas, com diversas possibilidades de atividades.

Ah! Mas o Google possui muitas ferramentas que poderíamos utilizar no nosso dia a dia, essa é apenas mais uma delas? Não, na verdade não é uma, é A ferramenta colaborativa de apoio ao professor.


Hoje em dia, todos temos um e-mail, se for do Google, vale fazer uma pequena pesquisa, digitando “Google Classroom”, que notará que seu próprio e-mail lhe proporciona abrir uma sala de aula e compartilhar materiais com seus alunos.
Lembrando que estamos falando do Google, desta forma, o e-mail precisa ser Gmail.

Até agora está fácil, mas como cadastro meus alunos? Simples! Com o e-mail deles.

Pesquise no Google, e entre no Classroom. Monte sua sala de aula e em seguida, só acrescentar as atividades e convidar os alunos.

Classroom

Crie quantas salas achar melhor e convide os alunos para as salas específicas, Eles entrarão com senhas disponibilizadas por você, o acesso é específico e controlado. O professor configura a sua sala de aula como achar melhor e compartilha as suas atividades de acordo com o fluxo de atividades que achar melhor.

As possibilidades são inúmeras, por exemplo, já na tela de compartilhamento de atividades, podemos observar que as possibilidades de diversificação, já começam nesse trecho, onde as tarefas podem ser direcionadas para todo o grupo, para alunos em específico, e de acordo com a necessidade do professor.

Google ClassroomA tecnologia vêm em excelente momento facilitar a vida do professor, que por sua vez, já possui uma carga de atividades bem considerável, por exemplo, os alunos possuem crescimento e desenvolvimento diferentes em diversas áreas, muitas vezes, justamente nas nossas disciplinas, e o Google Classroom, possibilita envio de materiais diferentes para grupos de alunos, ou mesmo de forma individual, reutilizando postagens para outras salas, o que é bastante comum.

Os professores possuem várias salas das mesmas séries, e na vida de “giz, lousa e saliva”, passar conteúdo repetido em diversas lousas é o mínimo do que repetimos durante o dia, ou até mesmo na semana, sendo assim essa ferramenta, outra facilidade que o Classroom nos proporciona, que é direcionar uma atividade para várias salas de aula.

 

 

 

 

 

 

Google Classroom

As atividades que trabalhamos diariamente, podem ser de diversos tipos, por exemplo vídeos, textos, áudios, questões, planilhas e até acrescentar um link para pesquisa, ou para uma atividade mais interativa, acrescentar um vídeo. Facilita a vida dos alunos e dos próprios professores. E, já que estamos falando de vídeo, há várias formas de realizar um vídeo para prospectar a atenção de alunos para determinados assuntos, em outro artigo, falarei sobre o Spark da Adobe, meu queridinho realizador de vídeos, pois ele é simples, rápido e eficaz, lembrando, todos os recursos que estou indicando são gratuitos.

Os benefícios do Google Classroom são incontáveis, mas a possibilidade de criar um grupo, colocá-los em uma sala de aula, compartilhar atividades (das mais diversas configurações), receber as atividades, todas em um local específico, podendo acessar de qualquer local pelo seu próprio e-mail, sem precisar de um aplicativo a mais, e ou melhor ainda sem necessitar do auxílio de uma rede social, que por si só já levaria o aluno a uma distração, mesmo antes de começar a realizar a atividade.

Pesquise, busque, crie e deixe a criatividade fluir no uso da ferramenta Google Classroom, pois as possibilidades são infinitas. E suas aulas, farão um sucesso, com toda certeza!!! ;)

Segue um pequeno vídeo para apresentação do Google Classroom:

Google Classroom

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

CONTATO