Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Tecnologia e Educação

Veruska Marques • 11 jun 2018 • Educacional

Tecnologia e Educação

A sala de aula é um local de aprendizado e onde exploramos a imaginação em função e a favor do aprendizado. Uma discussão importante sobre esse assunto, é o uso do celular em sala de aula,  deve ser permitido ou não? Se permitido, bloquear sinal de internet, ou deixar livre para que o aluno escolha e aprenda a ter responsabilidade sobre o tema? Abordei aqui, apenas poucas das muitas discussões possíveis e importantes relacionadas ao uso das tecnologias em sala de aula.

Nesse caso, estamos abordando o uso da tecnologia pelos alunos, e quem sabe, com o apoio ou orientação dos professores. Mas, e os professores, quais tecnologias podem ser utilizadas para que as aulas possam ser muito mais interativas e facilite o aumento e o seu desempenho em sala de aula? Mostrarei aqui algumas opções.

As opções para uma aula interativa são infinitas, desde a utilização de redes sociais, o que é uma grande polêmica, pois não sabemos se elas ajudam ou distraem os alunos, até recursos mais tecnológicos, como o desenvolvimento de vídeos, podcasts, webinários, enfim as opções são inúmeras. Os objetos de aprendizagem são muitos, mas gostaria de salientar que o protagonista nesse processo de ensino aprendizagem, é o professor, o profissional responsável por orientar e salientar os conhecimentos à disposição dos alunos. Vale lembrar que os alunos hoje em dia, possuem uma vastidão de recursos educacionais, muita informação disponibilizada em uma velocidade incrivelmente maior do que os professores obtiveram, durante a sua formação.

leaning-imagem-artigo-eng-dtp-multimidia

A sala de aula é um local de grande exploração e desenvolvimento para os professores e alunos, os professores podem desenvolver métodos de ensino, as atividades, os assuntos a serem abordados e melhor, as formas para que esse conteúdo seja direcionado para seu aluno, o que precisamos é adaptar as tecnologias com as necessidades e o grupo a ser trabalhado. Lembrando que o desenvolvimento pessoal é o fator responsável para que os professores se mantenham atualizados e preparados para os novos objetos de aprendizagem que surgiram e surgirão.

Quando houve a possibilidade de recursos audiovisuais nas escolas, houve uma adequação e uma oportunidade de aprendizado para os professores e alunos. Os professores precisaram se dedicar ao aprendizado da tecnologia e desenvolvimento de seu material de apoio, e os alunos vislumbraram uma melhora nas aulas.

sala-da-educacao-eng-dtp-multimidia

Na internet, nem tudo são textos e imagens, já podemos nos beneficiar de recursos educacionais que em geral escutamos, os podcasts, e é um recurso incrível que pode ser utilizado para que seus alunos tenham um aprendizado mais interativo e você professor, possa se desenvolver e aprender sobre novos assuntos.

imagem-simbolizando-podcast-eng-dtp-multimidia

Vídeos e outros recursos também podem ser de grande valia para o benefício do professor em sala de aula. Com o uso de plataformas de streaming, a transmissão de dados através de redes é instantânea e possui o grande benefício de escolher o que você quer assistir.

servicos-de-assinatura-imagem-eng-dtp-multimidia

Os recursos mais convencionais de trabalho, como por exemplo, a apresentação de slides explicativos, o desenvolvimento de narrativas para distribuição dos alunos, para que os mesmos leiam e contribuam, também pode ser mais eficiente e melhorado com os novos recursos à disposição da educação. Recursos para conversação assíncrona, fazem as vezes para que um TCC em grupo, seja realizado sem grandes problemas. Recursos tais como o Google Docs, com compartilhamento de artigos para que cada um contribua, facilita a efetivação e identificação do que cada integrante fez, e ainda com possibilidades de retornar em versões anteriores a qualquer momento, sem perda de nenhum dado.

Caso haja a necessidade de retornar as versões anteriores, cada integrante ficará evidenciado por cores, identificando cada usuário e a sua contribuição. Facilitando ainda, se os professores optarem por esse recurso para a avaliação dos trabalhos em grupo.

 tecnologia-e-educacao-artigo-da-eng-dtp-multimidia

A utilização de chats online, como o Hangouts, podem contribuir com as atividades acadêmicas, tanto no uso do professor com os alunos, como os grupos de alunos podem utilizar entre si, como ainda, para que os professores conversem e interajam sobre as diversas possibilidades entre seu grupo acadêmico. Possibilidades que antes, quando essas tecnologias não estavam à disposição dos grupos estudantis, a realização, era bem mais difícil e árdua.

Bom, aqui discutimos alguns dos infinitos recursos que temos a disposição para incrementar e melhorar o processo de aprendizagem em sala de aula e ainda fora dela. Muitas tecnologias podem ser vistas como objetos que contribuem para a aprendizagem, mas o fator principal e mais importante a ser trabalhado, é a cabeça do professor, pois ele é a peça chave para que a educação marque, de forma positiva, os alunos que por ele passar. Estudando, se capacitando, renovando suas habilidades e até adquirindo outras, é a melhor forma de permanecer e acompanhar a educação hoje em dia. Pois, tanto quanto a tecnologia, a evolução é constante e certa, aprender é a melhor forma de ensinar! ;)

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design