Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Tipografias perdidas de mestres da Bauhaus, são recriadas pela Adobe

Giulliana Ávila Berti • 11 jul 2018 • Integração de Tecnologias Gráficas ADOBE

Tipografias perdidas de mestres da Bauhaus, são recriadas pela Adobe

Gesamtkunstwerk era uma ideia de obra de arte total que norteou muitas escolas e movimentos no século passado, incluindo a Bauhaus.

  • Fundada em 1919, por Walter Gropius;
  • Cidade de Weimar, Alemanha;
  • Fechada em 1933, por Adolf Hitler.

A Bauhaus foi considerada a escola de arquitetura e design mais influente do século XX. Foi uma revolução para o design moderno, combinando engenharia com arte e sempre se direcionando ao visual mais “clean”, com linhas e formas mais simplificadas. Um dos trabalhos realizados na Bauhaus era a tipografia que, após o fechamento da escola, muitas ficaram pela metade e outras tiveram partes extraviadas.

Quase 100 anos depois, para que possamos reviver alguns dos trabalhos que foram iniciados na Bauhaus, o projeto Hidden Treasures foi lançado pela Adobe, para que possa ser lançado ao mundo digital 5 fontes tipográficas que foram inspiradas em desenhos originais de cinco mestres da escola: Joost Schmidt, Xanti Schawinsky, Reinhold Rossig, Calr Marx e Alfred Arndt.

A Bauhaus Dessau Foundation, selecionou um grupo de cinco estudantes de design, liderado pelo designer especialista em tipografia Erik Spiekermann, para reconstruírem as fontes tipográficas com base nos materiais encontrados nos arquivos da escola. O projeto já disponibilizou duas das cinco tipografias, uma inspirada em ideias de Schmidt, e outra de Schawinsky. 

Bauhaus

Fonte Joschmi, via Adobe Hidden Treasures

Joschmi é uma tipografia inspirada em Schmidt e talvez seja a mais emblemática, das duas apresentadas nesse artigo,e é semelhante a blocos de stencil. A designer brasileira Flavia Zimbardi, redesenhou a tipografia se baseando em apenas seis letras encontradas nos arquivos recuperados da Bauhaus.

Bauhaus

Fonte Xants, via Adobe Hidden Treasures

A fonte Xants, foi inspirada na fonte Schawinsky e redesenhada pelo designer Luca Pellegrini, possui um desenho mais fino e curvilíneo que a anterior.

Eventualmente, as cinco fontes serão concluídas e disponibilizadas aos usuários da Creative Cloud da Adobe. ? link para inserir (https://www.archdaily.com.br/br/tag/adobe)

Acompanhe o projeto, clique aqui ? link para inserir (https://adobehiddentreasures.com/)


Referência: Adobe e Co.Design , ArchDaily 

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Giulliana Ávila Berti

Giulliana Ávila Berti

Graduanda em Design Gráfico no Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo. Experiente em criação e desenvolvimento de Design com softwares Adobe e Autodesk. Atua na área de Marketing da ENG, produzindo materiais gráficos para publicidade dos eventos e treinamentos locais e externos. Em sua experiência em Design, destacam-se Projetos para empresas como Simon & Partners, MJV e Bradesco Seguros.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design