Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Evolução da Educação no Brasil

Veruska Marques • 09 out 2018 • Educacional

Evolução da Educação no Brasil

A Transformação Digital no Ensino é um assunto muito discutido e trabalhado hoje em dia, pelos profissionais de sala de aula, pelas instituições de Ensino, e até pelos próprios alunos. Mas quando todo esse processo começou? Qual foi a primeira sala de aula e quem foi o primeiro professor? - Realmente, para sabermos onde queremos chegar, vamos lembrar um pouquinho de onde viemos.

Os registros históricos indicam que o Ensino era diferente em diversos aspectos, principalmente no início, durante a chegada da Elite Colonial. Padre José de Anchieta, considerado um grande atuante pedagogo destacou-se na história da Educação Brasileira. Usava recursos atuais para sua época, como músicas, poesias e teatro , na educação dos índios.

Professores

O processo didático com os filhos de portugueses e outros de descendência européia, também eram diferenciados, e com o maior número de recursos possíveis.

No dia 15 de outubro de 1827, uma lei contribuiu para determinar, em seu artigo 1°, o que cada aluno deveria aprender - meninos aprenderiam a ler, escrever, quatro operações de cálculo e noções gerais de geometria, agora, as meninas, excluídas dessas noções e conduzidas ao aprendizados de economias domésticas, prendas e zero de embasamento pedagógico.

"Hoje essa data pode ser utilizada para um momento de reflexão, pois a Educação mudou bastante desde esse primeiro decreto e está mudando a cada dia. A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial veio para potencializar o trabalho do ser humano através de Tecnologias Inteligentes, as principais características dessa transformação estão representadas pela junção de tecnologias e a velocidade, causando impactos expressivos, desde a liderança nas Instituições de Ensino, até o Aluno, que está mais exigente e participante das tecnologias oferecidas", diz Veruska Marques mestre em biologia pela USP e capacitadora de professoras na ENG.

Professores

O dia 15 de outubro serviu posteriormente, não apenas para lembrar do primeiro decreto, mas também da utilização de uma data de comemoração e homenagem do profissional de Educação. Aproveito esta data, o dia do Professor, para parabenizar os muitos profissionais da Educação, que preparam seus alunos “tecnológicos”, mesmo muitos não estando preparados para o uso das diversas tecnologias, pois não são nativos dessa geração, e é aí que mais uma vez a transformação ocorre.

Professores engajados em preparar profissionais e cidadãos para o que nem imaginamos que existirá no futuro, buscando a Transformação Digital no Ensino, com o crescimento e desenvolvimento intelectual pessoal. Como disse Augusto Cury, A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno...


Parabéns aos Professores e Educadores, que se mantêm envolvidos, engajados e desempenhando um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Educação no país, se preparando e preparando seus alunos para a Transformação Digital no Ensino! Até mais! ;)


 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Veruska Marques

Veruska Marques

Mestre em biologia pela FMVZ-USP, pós-graduada em psicopedagogia e didática do ensino médio e coach pela SBCoaching, especialista em capacitações e treinamentos em tecnologias educacionais e em projetos para a apropriação da tecnologia em sala de aula das diversas disciplinas, com mais de 6000 horas de experiência. É consultora credenciada na ENG.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design