Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Do AutoCAD ao REVIT: Evolução do Desenho Técnico

Max Holanda • 03 abr 2019 • Autodesk Revit

Do AutoCAD ao REVIT: Evolução do Desenho Técnico

Hoje, a tecnologia CAD é a mais utilizada como software de representação de Desenho Técnico entre Profissionais e Acadêmicos da Construção Civil. Através do AutoCAD - ferramenta Autodesk - o desenho auxiliado por computador (CAD = Computer Aided Design) tornou-se popular por representar geometrias que traduziam as intenções de projeto em duas dimensões.
Lançado nos anos 80, ainda muito atual e utilizado por grandes corporações, o AutoCAD estende sua utilidade através da tradição que construiu ao longo de quatro décadas de mercado.
CAD é uma resposta da tecnologia à necessidade do homem em representar e documentar geometrias complexas de forma precisa e segura, ou seja, uma solução que evoluiu ao longo dos tempos - desde os séculos XV/XVI durante a Renascença na busca pela precisão através da matemática, simetria e signos do divino - até os registros do pós-guerra, onde havia a necessidade de reproduzir de forma veloz habitações, estradas e maquinários durante o século XX.

Vários outros contextos históricos influenciaram na evolução em representar gráficos. Art Déco, o Movimento Modernista, o Pop Art e vários outros influenciaram de forma direta não somente na produção de imagens, mas na necessidade da tecnologia em reinventar as ferramentas de representação de forma a refletir às necessidades do homem contemporâneo.

santa-maria-novella-arquitetura-eng-dtp-multimidia
Santa Maria Novella Florença 1420 Leon Battista Alberti.

A história conta como evoluímos até os grandes softwares de projeto que estão disponíveis no mercado atualmente. É natural, diante da forma como o mundo tem evoluído, concomitante com as tecnologias e o comportamento humano, que haja um questionamento em relação ao próximo passo na representação de projetos para o século XXI.

Já nos anos 60 o Professor de Design e Ciência da Computação, Charles M. Eastman, já articulava sobre um sistema que interpretasse todas as relações entre forma e função dos objetos de projeto. Tudo em um único arquivo onde todas as relações estivessem conectadas através de uma única plataforma. Esse conceito evoluiu para o que hoje conhecemos como Modelo Paramétrico, algo que soa como futurístico, mas vem sendo desenvolvido há décadas e se populariza principalmente através da habilidade de grandes mestres da construção em transformar formas complexas em projeto através da tecnologia.

baku-cultural-arquitetura-eng-dtp-multimidia
Baku Cultural Center – Zaha Hadid. Foto ArcSpace.

Diante do cenário das grandes construções e a notável inquietude do profissional do século XXI em maximizar suas múltiplas funções e habilidades, a ferramenta que vem se popularizando através da tecnologia BIM - Building Information Modeling do inglês, ou Modelagem de Informações da Construção – é o REVIT, software desenvolvido pela Autodesk.

- Se o AutoCAD é a evolução da prancheta, o REVIT seria a evolução da maquete. Modificável de acordo com as relações entre os elementos e conjuntos e Compreensível através da geometria como um resultado final de um modelo paramétrico inteligente.

No ano de 2017 desenvolvi uma pesquisa que tinha como objetivo comparar ambos os softwares. Essa demanda surgiu ao observar que vários escritórios estavam migrando do AutoCAD para o REVIT sob a justificativa de que o REVIT seria uma ferramenta mais adequada ao tempo de execução das etapas de projeto, assim como uma solução para representar arquitetura de forma tridimensional.


Então seria o REVIT a ferramenta que segue a evolução do pensamento de projeto e representação gráfica?

Vários outros softwares estão em discussão no ambiente profissional da construção civil, inclusive o AutoCAD ainda é muito utilizado, mas é notório que o REVIT tem crescido em grande parte do mercado no Brasil ao longo dos últimos anos, isso ocorre diante a compreensão dos profissionais em relação à diferença entre o modelo bidimensional CAD e Modelo Paramétrico BIM.

camara-direitos-humanos-desenho-tecnico-eng-dtp-multimidia
Câmara de Direitos Humanos. 2018 - Projeto em REVIT/ Renderização.

Deixa-se de produzir somente desenhos e começa a compreender um protótipo de projeto que carrega todas as informações além da geometria – etapas de obra, orçamento, levantamento de materiais, etc. – assim traduz-se de forma mais fiel arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil interessados em otimizar suas produções através dos Modelos Paramétricos BIM.

Não sabemos se no ano de 2030 estaremos todos diante de nossos computadores utilizando o REVIT, mas sabemos que há uma necessidade em evoluir a reprodução de nossas ideias, assim como evoluímos ao longo de séculos até o dia de hoje.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Max Holanda

Max Holanda

HOLANDA, M. V. P. Arquiteto e Urbanista graduado pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, 2018. Especializado em Gestão em Marketing, 2019. Desenvolveu pesquisa em tecnologia de representação gráfica de Projeto Arquitetônico, cujo resultado foi publicado como livro pela NEA-Edições em 2018. Paralelo aos conhecimentos acumulados pelos estudos de tecnologia, desenvolveu habilidades em engenharia de imagem e representação gráfica. Colaborou na produção de escritórios de produção comercial, corporativa e residencial.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design