Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Business Intelligence com Power BI e elementos HTML5

Luca Caruso • 18 jul 2019 • Microsoft Power BI

Business Intelligence com Power BI e elementos HTML5

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é uma solução de análise de negócios que, permite você visualizar dados e compartilhar insights em toda a organização, ou inseri-los em seu App ou Site.

Conecte-se a centenas de Fontes de Informações e dê muito mais vida aos seus Dados com Dashboards Fantásticos e Esclarecedores e Relatórios com muito mais Objetividade. 

Conteúdos de Business Intelligence e Analytics podem ter os mais diversos objetivos. A tradicional visualização de dados geralmente contém elementos visuais formatos de fácil interpretação: gráficos de pizza, linhas, campos de digitação, mapa de calor, mapa de geolocalização... Seja a partir de dados qualitativos e quantitativos, tudo depende da metodologia por qual o administrador de BI deseja criar seus relatórios e consequentemente induzir uma boa interpretação para seus respectivos usuários finais.

Um componente de enorme diferencial que algumas ferramentas de Business Intelligence podem oferecer é a atribuição de conteúdo multimídia em seus relatórios, provando que relatórios de Business Intelligence podem otimizar sua experiência com dados não apenas com elementos convencionais como indicadores e gráficos, mas muito além disso. Vídeos, imagens interativas, áudio e quadros de domínios web em HTML são alguns dos exemplos que veremos a seguir.

O novo material de Microsoft ® Power BI preparado por nós da ENG DTP & Multimídia prova que é possível justificar o investimento em Business Intelligence justamente nesse sentido: uma interface visual no relatório contendo:

• Quadros de imagens em JPEG ou PNG que respondem aos comandos do usuário final em Self-Service, mudando de imagem em imagem de acordo com os filtros aplicados;
• Quadros de conteúdo de sites ou domínios na internet, exibindo exatamente a mesma interface que o usuário veria ao acessar o site por um navegador (browser) comum;
• Vídeos em apoio aos dados do relatório, com barra de reprodução e opções de seleção, como pause, play e ajuste de volume.

Tudo isso tem como principal fonte o uso de linguagem HTML dentro do Power BI. Com comandos dentro do próprio software, as tabelas incluídas nele são instruídas a abrir um Frame dentro do relatório com integração a conteúdos externos que comprovam a leitura de um conteúdo, utilizando a linguagem de marcação em hipertexto (HTML) como impulsionamento para abrir conteúdos em formatos JPEG, PNG, MP3, MP4 e entre outros.

Por meio do acesso ao nosso relatório disponibilizado livremente, há uma página de boas-vindas com vídeo incluso de ferramentas Adobe para fins educacionais. Além disso, botões que direcionam o usuário para páginas com detalhamento de cada produto Adobe da Creative Cloud, seja por imagens interativas incluídas no Microsoft ® Power BI ou por conteúdo externo presente na internet.

Tudo isso prova que o Business Intelligence pode muito bem agregar gráficos de mensuração de dados em conjunto com conteúdo multimídia, enriquecendo também a temática visual por trás da leitura, interpretação de dados e geração de insights.

Confira o exemplo clicando aqui.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Luca Caruso

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design