Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Business Intelligence com Animações Interativas

Luca Caruso • 25 jul 2019 • Microsoft Power BI

Business Intelligence com Animações Interativas

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é uma solução de análise de negócios que, permite você visualizar dados e compartilhar insights em toda a organização, ou inseri-los em seu App ou Site.

Conecte-se a centenas de Fontes de Informações e dê muito mais vida aos seus Dados com Dashboards Fantásticos e Esclarecedores e Relatórios com muito mais Objetividade. 

No cenário contemporâneo que vivemos, nota-se que a cultura vinda das redes sociais é de grande importância e penetração na sociedade pós-moderna. Cada vez mais, nossa cultura digital compõe atributos vindos de manifestações humanas por esses canais que lhes dão voz para expressar suas opiniões e senso crítico sobre determinados assuntos globais.

Junto com as afirmações acima, há de se notar o crescente uso de imagens e vídeos nessas redes, além da ascensão dos formatos em GIF, de alta aderência entre jovens do mundo todo.

O formato GIF (ou Graphics Interchange Format) foi criado no fim dos anos 80 pelo engenheiro Steve Wilhite e sua equipe, com uma intenção de reproduzir vídeos de forma compactada e sem a perda da qualidade visual. Teve seu ápice de uso na internet nos anos 90, porém foram ‘resgatados’ ultimamente em canais de comunicação modernos como conteúdo multimídia.

Por ser caracterizado como um arquivo em formato compacto constituídos por poucas imagens em frames dando sequência a um curto vídeo em looping, sua facilidade e leveza são um dos principais fatores que justificam o motivo deles serem tão utilizados  hoje, substituindo muitas vezes os arquivos mais pesados em formato de vídeo convencional como mp4 ou MOV. Arquivos em GIF podem ser compartilhados e produzidos para fins de:

• Humor, através de memes
• Negócios, por meio de gráficos com dados recorrentes
• Estudo, com conteúdo presente em sequência de imagens
• Entre outros

animacoes-dashboard-pbi-eng-dtp-multimidia

Com a nova e moderna solução de Business Intelligence de mais alta performance da Microsoft®, o Power BI, provamos que GIFs podem também ser incluídos como suporte a relatórios: tanto na questão estética ao relatório de BI, deixando-o mais bonito e visualmente agradável, quanto também a gráficos que complementam os dados do relatório em si.

Tendo como exemplo o Microsoft Clippy nos primórdios da internet (o personagem em forma de clipe de papel dos programas Microsoft), o ícone em formato de animação servia de assistente padronizado do Windows em seus softwares da linha Office além de auxiliar o usuário a se familiarizar com determinada ferramenta, melhorando assim a experiência do usuário por meio de perguntas, sugestões e recomendações automatizadas do Clippy sobre as ações do indivíduo realizadas dentro do Word, Power Point, entre outros programas. Eis um grande exemplo de como uma animação pode servir de complemento útil aos relatórios.

como-fazer-animacoes-dashboard-pbi-eng-dtp-multimidia

Baseados numa sociedade com apelo cada vez maior ao visual criativo na interface gráfica de um software e sua experiência com dados, animações são a prova perfeita de que podem ser acopladas a relatórios de Business Intelligence principalmente considerando a alta dos GIFs nos dias atuais. A ENG DTP & Multimídia possui ofertas de treinamentos de Microsoft® Power BI, de acordo com a demanda do aluno.

Desde o nível mais básico ao mais avançado o conteúdo proposto pode variar, lecionando a preparação de relatórios não só com animações, mas também com proteção de login e senha, gráficos criativos, vídeos, et

Dê uma espiada no exemplo criado em nosso site, clicando aqui!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Luca Caruso

Luca Caruso

Luca Caruso é consultor de Business Intelligence na ENG DTP e Multimídia. Graduado em Marketing pela ESPM-SP e com experiências na indústria de tecnologia, com passagem na Adobe Brasil como analista de Channel Sales e Digital Marketing, gerenciando ferramentas de Big Data.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design