Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

iOS Swift - Entendendo os Padrões de Modelagem MVC, MVP e o MVVM

Patrick Gainher • 11 out 2019 • Apple iOS SWIFT (iPhone, iPad e iPod Touch)

iOS Swift - Entendendo os Padrões de Modelagem MVC, MVP e o MVVM

No artigo passado, aprendemos como aperfeiçoar um programa “Hello, World!” com a inserção de labels, text fields, buttons, sliders, e switches, inclusive inserindo suas ações ao programa. Agora, iremos expandir as possibilidades do seu conhecimento, entendendo o que são os padrões de modelagem ? MVC, MVP e o MVVM.


Entendendo os padrões MVC, MVP e MVVM

Model-View-Controller

model-view-controller-ios-eng-dtp-multimidia

Você provavelmente já ouviu falar sobre o View Controller, e também sobre os “padrões”. O View Controller faz parte do “Padrão Model-View-Controller” (Padrão Modelo-Visão-Controlador). Este padrão de arquitetura de software separa a representação da informação da interação do usuário com um aplicativo em três partes, sendo usada para separar representações de informação internas dos modos como a informação é apresentada para e interagida pelo usuário. As responsabilidades são:

• O Model define a estrutura de dados como uma forma de modelagem, atualizando o sistema de acordo com as ações do usuário que interage com o programa. Como por exemplo, o usuário pressiona um botão, e todo o modelo deve ser atualizado à partir desta ação. Com isso, a View é atualizada;

• A View define o display do aplicativo de acordo com o modelo que foi projetado. Utilizando o mesmo exemplo, o usuário interage com um botão dentro de um aplicativo, de uma forma direta sem mexer com código ou modificando o modelo. A View manda a ação do usuário diretamente ao Controller;

• O Controller define a parte lógica da programação. Utilizando o mesmo exemplo, o usuário interage com um botão dentro de um aplicativo, e à partir disto, o que será modificado será a parte do código, que irá entender que um usuário apertou um botão e realizar ações em cima da mesma diretamente no código. O Controller irá manipular o Model à partir da ação, e também pode atualizar diretamente a View, de acordo com as mudanças pertinentes dentro do código.

Model-View-Presenter

model-view-presenter-ios-eng-dtp-multimidia

Temos também o “Padrão Model-View-Presenter” (Padrão Modelo-Visão-Apresentador), o qual separa o Controller de modo que o acoplamento de View/Activity possa ocorrer sem prendê-lo ao restante das responsabilidades do “Controller”. As responsabilidades são:

• O Model funciona da mesma forma que no MVC;
• A View possui uma única diferença onde o Activity é considerado parte da View em si;
• O Presenter é essencialmente o Controller do MVC. Ele não está vinculado ao View, apenas a uma interface. Isso faz com que o Presenter não gerencia o tráfego de solicitações recebidas, como é feito no Controller.

Model-View-ViewModel

model-view-viewmodel-ios-eng-dtp-multimidia

Por último, temos o “Padrão Model-View-ViewModel” (Padrão Modelo-Visão-VisãoModelo), possuindo modularidade e possibilidade de realizar testes de forma mais fácil, ao mesmo tempo em que reduz a quantidade de código que é necessária escrever para conectar o Model com a View. Este padrão suporta ligação bidirecional entre View e ViewModel. As responsabilidades são:

• O Model funciona da mesma forma que no MVC e MVP;
• A View se liga a variáveis do tipo "Observable" e ações expostas pelo ViewModel de forma flexível;
• O ViewModel é responsável por expor métodos, comandos e propriedades que mantém o estado da View, assim como manipular a Model com resultados de ações da View e preparar dados do tipo “Observable” necessários para a exibição. Ele também fornece ganchos para que a View passe eventos para o Model. No entanto o ViewModel não está vinculado à View. Existe uma relação de muitos-para-um entre a View e ViewModel, o que significa que uma ViewModel pode mapear muitas Views.


Afinal, quais dos padrões são utilizados pelo Swift no Xcode?

swift-xcode-ios-eng-dtp-multimidia

Tanto o padrão MVC quanto o MVVM podem ser utilizados para padronizar o código e as interfaces dentro do Xcode. É frequente a utilização do MVC devido ao seu uso mais frequente e por ser um padrão mais “tradicional” em relação ao MVVM, até mesmo considerando que o uso da parte do Controller é essencial para qualquer uso de programação.

Apesar disso, o MVVM é também utilizado devido ao uso pragmático de uma categoria “híbrida” entre o Model e a View, fazendo o uso de uma programação mais “dinâmica” e reduzindo a necessidade de focar exclusivamente em uma programação focada apenas em código (Controller), e fazendo uso das ferramentas para tornar o código como sendo um mediador de Model e View. Apesar disso, o Controller ainda sim apresenta benefícios de ser utilizado, mas depende muito do caso de uso em que você está fazendo para seu código.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design