Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

5 motivos para deixar o AutoCAD e aderir ao Revit

Bruna Muratore • 01 abr 2020 • Autodesk Revit

5 motivos para deixar o AutoCAD e aderir ao Revit

Todos nós sabemos que é natural do ser humano o medo de “se arriscar” em algo novo, ao mesmo tempo sabemos também que esse medo passa depois que damos o primeiro passo e percebemos que continuamos intactos.

Para aqueles que não sabem, o Revit não é “algo novo”, sua versão estável existe desde o ano 2000, porém vem ganhando real popularidade somente nos últimos anos, onde percebemos um mercado de trabalho cada vez mais exigente referente a serviços com qualidade, precisão, confiabilidade e tecnologia, características essas que fazem parte da gama de vantagens que existem no Revit.

Até então a ferramenta que os arquitetos, engenheiros, desenhistas, e a maioria dos profissionais da indústria civil utilizam para “projetar” é o AutoCad, software utilizado principalmente para a elaboração de desenhos em duas dimensões, e é a partir daqui que seguirão os 5 motivos incontestáveis para deixar de trabalhar com o AutoCad e aderir ao Revit de uma vez.

 

Completo

Por ser uma ferramenta BIM, (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) o Revit, não permite que façamos elementos isolados, traduzindo para uma linguagem mais visual, tudo o que é feito no Revit é feito como se estivéssemos realmente executado na vida real, só que está sendo feto ali, dentro do computador, dessa forma, não é possível desenhar uma linha no meio do nada como é feito no AutoCad.

No Revit é feito um modelo digital único que contém todas as informações referentes a execução de determinado projeto, como por exemplo quantidade de material utilizado, descrição das características do material, visualização 3D, simulação de sombras, entre outras informações e visualizações disponíveis, abrangendo não só as áreas de arquitetura ou engenhara estrutural e construção, como também engenharia de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos.

 

Fonte: Autodesk – Produtos Revit - features

 

Inteligente

O Revit, além de inteligente é amigo, pois tem a função de nos avisar quando estamos fazendo algo de errado ou inexequível, não deixando que sigamos com algo que não possa ser executado. Dessa forma, o Revit nos impulsiona a elaborar projetos cada vez mais reais e inteligentes, com cada vez menos necessidade de retrabalho na elaboração e execução do projeto.

Um software colaborativo que oferece um melhor controle de coordenação, mais agilidade no trabalho, visto por um ângulo mais completo de informações, melhor gerenciamento do projeto não só de um segmento como todo controle e compatibilização interdisciplinar. Dessa forma, a equipe pode compartilhar o projeto, trabalhando de forma colaborativa, onde cada membro tem acesso ao documento de onde estiver, facilitando a comunicação do grupo e viabilidade da execução do trabalho independente de espaço e tempo, sem perder a centralidade das informações.

Fonte: Autodesk – Produtos Revit - conhecimento

 

Preciso

Mesmo para aqueles que estão iniciando no Revit, por ser uma ferramenta BIM, que tem sua funcionalidade de forma objetiva e simplificada visando a eficácia e qualidade do produto, o software tem um sistema onde a probabilidade de erros dentro do projeto sejam baixíssimas ou quase zero.

Além disso, o Revit oferece a extração de inúmeras informações, como planilhas quantitativas, orçamentárias, gera cortes e vistas automáticos a partir do modelo projetado, perspectivas eletrônicas e até vídeos.

Como todas as informações são centralizadas, ou seja, encontram-se em um só modelo, quaisquer alterações feita em qualquer plano do projeto acarretará automaticamente na atualização de todo o projeto, tanto na maquete eletrônica quanto na documentação.

   

Fonte: Autodesk - Visão geral – products revit overview

 

Visual

Para deixar mais claro, com o REVIT, uma maquete eletrônica está sendo criada simultaneamente enquanto se projeta, o que permite essa facilidade na observação da maquete.

Dentre as tantas funções que o Revit dispõe, podemos adicionar informações ao modelo, de forma que sua projeção seja o mais real possível, como por exemplo indicar localização do local, norte verdadeiro, direção de sol, escolha de condições climáticas, como por exemplo se você quer gerar uma imagem onde aquele local está apenas com sol ou com poucas nuvens, entre outras informações que possibilitam uma visualização muito fiel a realidade.

Fonte: Autodesk – Fóruns - Revit 2017 rendering engine

 

Tendência

O mercado tem cobrado e buscado cada vez com mais intensidade e rapidez por profissionais atualizados, especializados e com perfis adeptos as rápidas mudanças e atualizações que vem fazendo parte das últimas gerações, principalmente nos segmentos relacionados a tecnologia. Essa cobrança acontece tanto para recém-formados quanto para os profissionais mais experientes ou que já têm uma carreira mais sólida.

Por isso, para aqueles que buscam não só manter, mas alavancar em suas áreas de atuação, é de suma importante estar atento as novas práticas e tendências, e capacitar-se, para que não precisemos correr atrás do prejuízo, mas sim estar à frente no mercado de trabalho.

O BIM já é uma metodologia existente e cobrada nos principais escritórios e empresas referencias no mercado internacional e cada vez mais vem ganhando força no Brasil, e quem já está dentro dessa nova forma de pensar e trabalhar sabe suas vantagens e necessidades. Vamos assim como o BIM, colaborar para o alavancar de nossas profissões, nos tornando profissionais que contemplam essas qualidades existentes no Revit, completos, inteligentes, precisos, visuais e a frente das novas tendências.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruna Muratore

Bruna Muratore

Arquiteta e Urbanista, técnica em edificações e profissionalismo e humanismo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Mogi das Cruzes.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design