Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

O Trinômio da Educação atual: Aprendizagem, Prática e Certificação

Patrick Gainher • 08 mai 2020 • Educacional

O Trinômio da Educação atual: Aprendizagem, Prática e Certificação

A educação é um pilar fundamental para a construção de um cidadão em uma sociedade. É ela que fará com que ele aprenda sobre assuntos acadêmicos, mas também, será lá que o mesmo entenderá o seu dever civíl na sociedade e quais suas obrigações, suas tarefas e também suas responsabilidades perante ao restante da população, de acordo com sua escolha de carreira e as responsabilidades que vêm com a mesma. Pensando nisso, nós da ENG DTP decidimos apresentar três dos componentes cruciais que devem compor o setor educativo. São eles:

  • Aprendizagem;
  • Prática;
  • Certificação;

Veremos um por um.

A Aprendizagem

 

Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais.

Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.

Sua importância é: Instaurar o conhecimento contínuo aos alunos, e assim fazer com que eles entendam os conceitos teóricos principais das matérias que aprendem durante sua vida letiva, levando assim, à busca do conhecimento.

 

A Prática

Prática é a realização de uma teoria concreta. Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. Einsten, quando formulou a teoria da relatividade, já tinha provado matematicamente esta teoria.

Não se pode confundir teoria com hipótese. Esta é uma suposição antes do teste prático e formulação final da teoria. Teoria também não é antítese, ou seja, a afirmação da tese pela sua negação. Por exemplo: "o céu é azul" (tese) e "o céu não é vermelho, ou verde, ou roxo" (antítese).

Diz-se que, ao realizar um feito temos que aplicar a teoria na prática. Por serem duas dimensões de um mesmo fenômeno e que frequentemente geram controvérsia entre o que é dito e o que é feito, é comumente dito que "na prática a teoria é outra".

Sua importância é: Instaurar no aluno métodos de como chegar às conclusões apresentadas durante o conhecimento teórico, e assim chegar aos tais resultados esperados, podendo chegar ao conhecimento prático com suas próprias teses.

 

A Certificação

Certificação é a declaração formal de comprovação emitida por quem tenha credibilidade ou autoridade legal/moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituída por lei ou decorrente de aceitação social.

O certificado é o documento que corporifica a certificação, sendo emitido por uma empresa responsável ou autorizada a emitir tal documento.

Sua importância é: Comprovar que o aluno possui os conhecimentos e a prática necessárias para poder realizar uma determinada função, ou, poder se tornar competente o suficiente para realizar tais funções de acordo com os padrões de demanda do mercado.

 

Onde entramos nisso?

A ENG DTP tem o prazer de trabalhar com várias empresas importantes do mercado, além de oferecer todos os três pilares do trinômio para aqueles que buscam a Aprendizagem, a Prática e a Certificação para terem um diferencial no mercado. Dois exemplos envolvem a empresa Pearson e sua subseção Pearson Vue, onde oferecemos exames de certificação das principais empresas importantes do mercado de TI:

  • Adobe (ACA e ACU);
  • Apple (Linguagem de programação Swift);
  • Autodesk (ACP);
  • CorelDRAW;
  • Microsoft (MOS, MTA e MCE);
  • Unity;

Nós sabemos que o processo da educação necessita de todos estes três componentes, por isso, oferecemos todos eles para quem precisa.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Patrick Gainher

Patrick Gainher

Patrick Gainher é consultor de Linguagem Swift, Google for Education e LG na ENG DTP e Multimídia. Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Paulista-SP.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design