Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Como começar no BIM?

Jefferson Hinz • 12 fev 2020 • Autodesk BIM

Como começar no BIM?

Migrar para o BIM (Building Information Modeling) parece ser uma tarefa assustadora. Uma perfeita implementação dessa metodologia requer um plano de ação bem fundamentado e estruturado. A Individualidade das empresas deve e é consideradas quando falamos de um plano de ação, para que a transição seja a menos traumática possível para a equipe.

Há uma grande ilusão da utilização do BIM. Muitas vezes, a metodologia é limitada pelos próprios usuários, restringindo o BIM ao 3D ou até mesmo a um software exclusivo, mas na verdade, o BIM é um conceito diferente de gerir as informações da construção, que engloba diversos softwares, inclusive os do pacote AEC Collection da AutoDesk. Com o conceito de BIM deturpado, muitas empresas cometem o equívoco de efetuar a compra de um software isolado, com a plena crença de que ela está inserida no mundo BIM e pronta para os desafios que o futuro detém.

 Empresas como essa do nosso exemplo, são consideradas como lonely BIM, ou seja, aplicam o BIM de maneira isolada, o que foge severamente do conceito principal dessa tecnologia, que é o compartilhamento mútuo de informações multidisciplinares. Equivoco esse, que é capaz de frustrar toda a equipe de profissionais, que provavelmente verão o BIM como um rival, que quer movê-los da zona de conforto sem oferecer nada tão inovador em troca.

Por isso a transição do CAD para o conceito BIM, deve ser feita de forma gradual, exclusiva e integrativa, o que chamamos de Social BIM. A cautela nessa hora é fundamental para o rendimento dos projetos. O conceito da metodologia deve estar solidamente estruturado nas pessoas que estão colaborando ativamente no projeto em questão e ou também na visão e cultura da empresa responsável pela edificação em si.

Não menos importante, há sim um custo de transição, custo esse que é recuperado facilmente ao longo tempo. Esse valor inicial, é indicado para a aquisição de softwares e capacitação. Quando falamos das ferramentas (Softwares), temos que vigiar para não entrarmos novamente no problema do lonely BIM, ou seja, um único programa na empresa ou no fluxo de trabalho que é adepto ao BIM, e todo o restante da cadeia não, o que pode acarretar em um atraso ainda maior na conclusão das tarefas, uma vez que, terá a tarefa de fazer sempre a transição de arquivos Cad para arquivos BIM, que utilizam metodologias completamente diferentes.

O Workflow ideal, seria aquele com que, toda a cadeia de produção de um projeto, visando todas as etapas multidisciplinares fossem baseados na mesma metodologia, como o AEC Collection da AUTODESK, um pacote que visa todo o fluxo de trabalho, desde a conceituação até simulações e compatibilizações. Um workflow como esse, garante que a metodologia BIM seja aplicável de forma segura, correta e principalmente, eficaz.

Não há como sobreviver no mercado atual sem se adaptar e atualizar-se constantemente. E o BIM já não é um futuro próximo, é um presente corrente, então não espere o tempo certo chegar, porque ele já passou. Conheça o BIM através da Autodesk e se prepare para os novos desafios que certamente virão. Fiquem conectados à ENG!!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jefferson Hinz

Jefferson Hinz

Engenhario Civil pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais . Aplica a metodologia BIM e suas tecnologias na elaboração de projetos. Atua como técnico comercial em BIM pela ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design