Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM: Planejamento 4D

Cláudia Vieira • 26 jan 2021 • Autodesk BIM

BIM: Planejamento 4D

 

Uma das vantagens de utilizar o BIM é a possibilidade de acrescentar diversos tipos de informação a um modelo, detalhando e enriquecendo os dados do modelo de construção. No BIM possuímos diversas dimensões, atualmente do 3D ao 7D, cada uma delas com uma importância e finalidade.

A 4D, dimensão de planejamento, é extremamente necessária, pois além de adicionar informações essenciais para melhora do gerenciamento dos projetos, permite monitorar o tempo e execução da obra, de maneira que possamos planejar nosso processo de construção.

Com essa dimensão, temos a possibilidade de realizar testes da nossa edificação em vários momentos, o que possibilita a melhor tomada de decisão na escolha de medidas que podem ser adotadas, gerando uma maior assertividade e ganho de tempo.

Essa modelagem permite-nos visualizar o progresso da obra e entender como cada atividade será feita. Desta forma obtemos vantagens no estudo de viabilidade da obra, planejamento, construção, monitoramento etc.

 

 

Algumas vantagens:

  • Análise do método construtivo mais precisa e de quando poderá ser entregue;
  • Processo eficaz;
  • Verificar qual plano se deve adotar em diferentes cenários;
  • Simulações do Modelo Federado BIM;
  • Verificar o estado em que a obra se encontra
  • Avanço da linha do tempo em relação a estimativa de entrega que adotada nos cenários iniciais;
  • Inserção de dados no modelo;

 

Através do 4D podemos gerar uma animação da obra para melhor entendimento do processo. Ela pode ser recuada, pausada ou avançada; a câmera pode ser posicionada no melhor local da obra e podemos visualizar o planejamento em qualquer local e data.

Para iniciar este processo, devemos conectar os objetos ou conjunto de objetos a uma linha do cronograma, por exemplo: pilares. Esses pilares serão executados de data x para data y. Isso pode ser feito para todos os itens conforme desejado.

Então, o software faz a animação, avança as datas e mostra em modelo tridimensional o que está planejado para ser executado no período determinado. Com isso, obtemos vantagens sobre os métodos tradicionais de planejamento. Para estudos de logística, também podemos adicionar equipamentos provisórios de obra e analisar caso possua alguma interferência nas atividades planejadas.

Um dos softwares que nos permite fazer uso das vantagens do 4D é o Navisworks.

 

Para tudo que oferece, definitivamente o planejamento 4D não é complicado. É útil para obras de pequeno a grande porte, podendo ser utilizado pelo pequeno ou grande construtor, que pode criar apresentações para clientes ou utilizar apenas para análise interna.

Os benefícios do 4D são principalmente a economia de custos e prazos, ou seja, vale todo o investimento. A construção virtual é muito vantajosa, pois caso aconteça algum erro, não haverá prejuízos reais de custos e tempo, gerando assim construções mais sustentáveis, econômicas e soluções eficientes.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Cláudia Vieira

Cláudia Vieira

Técnica em Desenho da Construção Civil pela ETEC, graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Cruzeiro do Sul, é encantada por tecnologia BIM e inovação na construção civil, possui experiência em softwares como AutoCAD e Revit.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design