Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Vetorize imagens com o Adobe Illustrator

Diane Jey • 14 mai 2021 • Adobe Illustrator

Vetorize imagens com o Adobe Illustrator

O que são imagens vetorizadas?
Imagens vetorizadas são compostas de formas como círculos, retângulos, linhas e curvas. Em geral, cada forma é composta por uma sequência de operações matemáticas desenhadas por cursor: mover o cursor até um ponto, desenhar uma linha até um ponto, desenhar uma curva com alguns pontos de controle até outro ponto são alguns exemplos.

São imagens que independentemente do tamanho ou zoom aplicados não irão perder sua qualidade, diferente de imagens comuns, que quanto mais se aplica o zoom, mas aparente se tornam os pixels que a constituem. Isso acontece porque diferente das imagens normais, feitas com pixels, a imagem vetorizada é traçada por meio de retas e curvas calculadas com fórmulas matemáticas. Podendo assim manter sempre as devidas proporções, sem perder nenhum detalhe. Já com imagens constituídas por pixels, a cada ampliação que fazemos, podemos ver melhor os pixels.


O que são pixels? 
A palavra pixel é uma combinação dos termos “Picture” e “Element”. Ou seja, “elemento de imagem”. É a menor unidade de uma imagem digital, independentemente de sua fonte. Se você pegar uma foto e fizer uma aproximação (zoom), verá uma série de quadradinhos que a compõem. Cada um desses quadros é um pixel. São milhões ou milhares deles.

Cada pixel é baseado nas três cores básicas: vermelho, verde e azul. Cada cor possui 256 tonalidades, o que proporciona até 16 milhões de combinações de cores diferentes. São os agrupamentos de pixels em grande quantidade que formam imagens, fotos e frames de vídeos. A qualidade de uma imagem depende de quantos pixels a compõem. Logo, quanto mais pixels, maior a qualidade.

Por que vetorizar uma imagem?
Quando trabalhamos com logotipos, ou imagens que irão para impressão em diversos formatos o ideal é usar uma imagem vetorizada, os casos de uso são muitos, mas o importante é saber que trabalhamos com imagens vetorizadas pois a qualidade não será afetada independentemente do tamanho aplicado. Por exemplo, se pegamos uma imagem em pixel para criar um panfleto em determinado tamanho, e usarmos o mesmo panfleto para produzir um banner, a imagem estará com pixels claramente aparentes e isso não acontecerá com uma imagem vetorizada.

Os gráficos vetoriais, apesar de serem somente reproduzidos através de pixels, não são construídos por eles. Sendo assim, as imagens em vetor são definidas como sendo constituídas por linhas, curvas e formas preenchidas

As imagens em vetor podem ser redimensionadas a qualquer tamanho sem que percam sua qualidade, diferentemente das imagens em bitmap. Além disso, esses gráficos em vetor são criados em softwares como Adobe Illustrator.

Resumindo, as imagens vetorizadas são aquelas que são compostas por formas, tais como linhas, curvas, retângulos e círculos. Além disso, cada uma dessas formas são constituídas por sequências de operações primitivas que são desenhadas pelo cursor.

Abaixo temos o logo da ENG ampliado, onde podemos ver a pixelização na mesma:

logo-da-eng-pixeliazado-eng-dtp-multimidia

pixelizacao-do-logo-da-eng-dtp-multimidia

Nesse artigo mostraremos como vetorizar uma imagem constituída por pixels.

A primeira forma, e a mais fácil é automatizada, e recomendada para imagens mais simples com poucos elementos, pois ao vetorizar automaticamente uma imagem mais complexa podemos perder elementos da imagem, ou não conseguirmos reproduzir fielmente o que se desejava.

Apesar disso esse método funciona muito bem para imagens de baixa complexidade.

Primeiramente iremos usar o software da Adobe para vetorização, o Adobe Illustrator.

1. Abra o Illustrator e inicie com um formato apropriado

2. Carregue a figura desejada em “Inserir Arquivo” ou utilize o atalho “Shift+Ctrl+P” e procure a imagem no computador ou na nuvem da Adobe:

inserir-no-illustrator-eng-dtp-multimidia

3. Faça a seleção e, na barra de ferramentas localizada no alto, clique na seta ao lado direito do botão “Traçado da Imagem”:

tracado-da-imagem-no-illustrator-eng-dtp-multimidia

4. Ao abrir uma aba com estilos de vetorização, basta selecionar a opção “Foto de Alta Fidelidade”

5. Na mesma barra de ferramentas superior que abriu novas opções, clique em “expandir”:

ferramenta-de-expandir-ai-eng-dtp-multimidia

6. Após estes passos, o arquivo já está em vetor. Basta clicar na imagem com o botão direito e selecionar "Desagrupar".

Utilizando o método automático obtivemos o resultado abaixo, sendo o da esquerda a imagem em pixel original, e a direita a imagem vetorizada.

Podemos notar algumas diferenças substanciais, como o formato dos elementos que se tornaram arredondados.

elemento-ficou-arredondado-ai-eng-dtp-multimidia

Cada “caminho” que foi vetorizado torna-se um elemento distinto, facilitando a manipulação e alteração desse logo:

manipulacao-da-imagem-ai-eng-dtp-multimidia

Mas como pudemos ver, o Illustrator identificou que as partes que contém pixels mais claros seria um sombreado, arredondando a forma, o que não é o ideal para nosso logo.

Nesses casos e por se tratar de um logo relativamente simples, o ideal é que se faça a vetorização manualmente.

Para isso, utilizaremos a ferramenta caneta, ou “pen” (botao-pen-do-ai-eng-dtp-multimidia), e faremos o contorno de todos os elementos da imagem:

contorno-com-a-pen-ai-eng-dtp-multimidia

Lembre-se de deixar cor apenas no traçado, o preenchimento deve ser nulo:

preenchimento-nulo-ai-eng-dtp-multimidia

Após fazer todo o traçado da imagem, podemos selecionar somente o traçado dela, gerando o vetor:

logo-da-eng-fiel-eng-dtp-multimidia

Podemos notar que agora as formas estão mais fiéis ao original, sem arredondamentos, e ao preencher as formas obtemos o resultado final, sendo a imagem de cima a original e a de baixo a vetorizada. É fácil entender a diferença em qualidade de resolução:

diferenca-para-o-logo-vetorizado-eng-dtp-multimidia

Essa imagem vetorizada pode ser ampliada para qualquer tamanho sem perder sua resolução, e estando vetorizada é fácil realizar modificações de quaisquer tipos, pois já contém os caminhos traçados:

modificacoes-no-logo-da-eng-dtp-multimidia


Quando estamos vetorizando uma imagem mais complexa com muitos elementos, podemos usar a ferramenta traçado e também a ferramenta caneta, para ajustar caminhos que não foram traçados automaticamente de forma ideal e também criar caminhos que não foram identificados pela ferramenta traçado.

Abaixo mostro um exemplo de vetorização de uma foto, por se tratar de uma foto a ferramenta traçado não conseguiu identificar nenhum caminho, mas ainda é possível fazer a vetorização da mesma com a ferramenta caneta:

imagem-de-olhos-eng-dtp-multimidia

Ampliando a imagem, é possível identificar seus pixels:

ampliacao-da-imagem-olho-eng-dtp-multimidia

Utilizando a ferramenta traçado obtemos o seguinte resultado:

resultado-tracado-do-olho-eng-dtp-multimidia

Não foi gerado nenhum caminho que poderíamos usar para trabalhar a imagem:

imagem-olho-distorcido-eng-dtp-multimidia

Mas podemos traçar manualmente a imagem de acordo com nossa necessidade, e o que pretendemos usar da mesma (valendo-se como referência):

tracar-manualmente-a-imagem-eng-dtp-multimidia

Podemos usar o traçado como base para uma nova ilustração ou até criar um desenho digital a partir da mesma.

Finalizando, quando sabemos que iremos tratar a imagem, editá-la várias vezes e utilizá-la para impressão em vários tamanhos é ideal que se trabalha com a imagem vetorizada, pois ela não irá perder sua qualidade e também ficará mais fácil de editar cores e outros elementos.

Abaixo temos uma comparação de imagem baseada em pixels, imagem vetorizada automaticamente, e imagem vetorizada manualmente:

resultado-final-vetorizacao-logos-da-eng-dtp-multimidia 

O Adobe Illustrator é a principal ferramenta de criação de imagens vetorizadas no mercado hoje.

Para saber mais sobre o software e nossos cursos, basta preencher o formulário abaixo e nosso time irá entrar em contato com você!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Diane Jey

Diane Jey

Graduanda em Ciência da computação na UBC.Atuando em tecnologias de Assinatura Eletrônica como Adobe Sign.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design