Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Wiris Quizzes: 10 funcionalidades incríveis!

Diane Jey • 04 out 2021 • WIRIS

Wiris Quizzes: 10 funcionalidades incríveis!

 

O que é Wiris Quizzes?

Wiris Quizzes é a ferramenta que torna completa a experiência do ensino à distância ou híbrido.

Ela revoluciona a forma como avaliamos nossos alunos, trazendo funcionalidades cientificas e flexibilizando as avaliações e a forma como arquitetamos as questões em plataformas LSM (sistemas de gestão de aprendizagem) como o Blackboard, Moodle, Canvas e outros.

As avaliações não precisam mais ser quadradas. Com essa ferramenta é possível trazer uma experiência mais completa e flexível ao ensino e avaliação dos alunos em quaisquer modalidades.

Nesse artigo veremos 10 funcionalidades do Wiris Quizzes para criação e avaliação de questões com exemplos!

Suponha que temos que criar uma questão rotineira de matemática, vamos ver como podemos criá-la no Wiris Quizzes e que opções de avaliação temos.

1- Avaliação automática

Avaliar as respostas de nossos alunos manualmente é algo já natural para um professor, mas algo mais complicado em um ambiente virtual, pois a máquina só interpreta respostas literais, mas não é incomum que encontremos uma resposta parcialmente correta, ou até escrita de outra forma.

Em ambiente virtual comum essa resposta seria avaliada como incorreta, não há meios para avaliar parcialmente respostas, ou simplesmente respostas corretas em outra notação.

Por exemplo, temos a equação dada como resposta pelo professor como sendo 2(x+1). Outra forma correta de escrever essa equação é 2x+2, fazendo a distribuição.

Normalmente, caso o aluno dê a segunda opção como resposta ele não receberá pontuação pois o sistema não irá reconhecer a resposta onde foi feita a distribuição.

É imperativo um sistema de avaliação que cubra todas as opções em um mundo onde a educação à distância é cada vez mais uma realidade.

Como podemos ver, utilizando o método de validação “matematicamente equivalente” podemos avaliar nossos alunos de forma mais correta.

 

2- Propriedades adicionais

Muitas vezes a importância de uma resposta está em sua forma, por exemplo, ao ensinar simplificação de frações é importante que seja aceito somente a resposta simplificada dessa fração.

Nesse exemplo, é pedido que a resposta seja fatorada e não se aceite a resposta distribuída. Além de criar essa restrição também é possível definir notas parciais.

 

3- Parâmetros aleatórios

Uma função muito notável e extraordinária é a habilidade de gerar questões aleatórias.

Ou seja, podemos criar o formato da questão, mas seu conteúdo será alterado cada vez que a questão for aberta.

Para cada aluno que abrir a questão teremos diferentes valores na pergunta, isso abre muitas possibilidades.

Com Wiris Quizzes é possível definir e controlar variáveis aleatórias, e fazemos isso na interface do Wiris Quizzes Studio.

É aqui que fazemos a maioria do trabalho, e onde definimos um tamanho aleatório e o outro lado do triângulo correspondente. Então basta modificar a resposta correta usando a nova variável como parte da fórmula.

Então adicionamos essas variáveis na pergunta. Se dois estudantes diferentes acessarem a questão, podemos confirmar que os valores mudaram.

Como os valores mudaram, naturalmente a solução também é diferente para cada caso.

 

4- Unidades de medida

O Wiris Quizzes é ótimo para criar questões matemática, mas já que ele entende unidades de medida é ótimo também para física, química, biologia, economia e muito mais!

Então é possível criar uma questão que inclui unidades, e o sistema irá avaliar corretamente qualquer resposta com as unidades equivalentes. O exemplo abaixo a resposta é dada em minutos, mas será aceita em horas ou segundos.

 

5- Componente de resposta auxiliar

Outra situação bem comum é quando o professor pede aos estudantes que justifiquem a resposta de uma questão matemática ou de ciências. Mesmo em respostas com avaliação automática o professor pode querer que os estudantes escrevam sua justificativa mesmo que para ajustar a nota manualmente ou até para explicar posteriormente aos alunos, isso sem contar no valor educacional, fora do espectro de avaliações.

Nesse exemplo podemos adicionar um editor de texto na questão pedindo que o aluno justifique sua resposta.

 

6- Feedback customizado

Outra ferramenta interessante do Wiris Quizzes é usar a resposta do aluno no feedback da questão. Dessa forma temos a possibilidade de mostrar ao estudante porque sua resposta está errada, e que passos ele deveria ter realizado.

Podemos inserir um feedback em uma questão pedindo para que em uma função em particular seja mostrada a diferença entre a função respondida e a resposta correta.

 

7- Funções de avaliação

Quando editamos uma questão, Wiris Quizzes provê uma grande variedade de opções avaliativas comparando a resposta do aluno com a resposta correta relativas à diferenças em decimais, unidades, simplificações e outros.

Mesmo assim muitas vezes vemos a necessidade de criarmos nossa própria regra que determine a validade de uma resposta. É possível criar essas regras nas funcionalidades de avaliação (grading functions).

Podemos adicionar uma função de avaliação na questão anterior aceitando quaisquer polinomiais com raiz 2 e -3. Para fazer isso basta selecionar “Custom grading function” em opções validadoras (validation options), comparativos com a resposta do aluno (Comparison with student answer) e definir a regra.

Assim quaisquer polinomiais com raiz 2 e -3 será aceita. Também é possível adicionar um feedback explicando isso.

 

8- Gráficos

Também é possível adicionar gráficos nas explicações e feedbacks das questões.

Para isso é necessário gerar o gráfico no CalcMe e compreender como uma variável padrão para incluir ele onde quiser. Nesse exemplo além de darmos uma lista de valores, podemos dar aos alunos um gráfico de barras para que eles possar interpretá-lo.

 

9- Respostas embutidas

Respostas embutidas, ou Cloze, permitem inserir diferentes tipos de questões em uma só pergunta. Então é possível pedir vários resultados em vários formatos dentro de uma questão.

Podemos adicionar diferentes tipos de subquestões no exemplo a seguir.

 

10- Respostas gráficas

O tipo resposta gráfica de questão tem como objetivo permitir perguntas com respostas que requerem que o estudante desenhe algo na tela ao invés de selecionar uma opção ou escrever uma expressão algébrica. Com essa ferramenta, estudantes são capazes de desenhar pontos, linhas, círculos, cones e muito mais, isso tudo trazendo um novo critério de avaliação, que fará o resto automaticamente!

No exemplo abaixo, o aluno deve traçar no gráfico dado as coordenadas da seguinte função.

E essas são apenas algumas das funções que o Wiris Quizzes possibilita, trazendo inúmeras possibilidades para criação de perguntas e avaliações dos alunos, criando praticidade e mais produtividade na rotina dos professores e aumentando o engajamento dos alunos nas atividades.

Acesse nossa página de eventos e participe do próximo evento de Wiris para descobrir mais da ferramenta

Tem dúvidas ou gostaria de saber como implementar o Wiris na sua rotina?

Contate nosso time rolando a página e preenchendo o formulário abaixo!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Diane Jey

Diane Jey

Graduanda em Ciência da computação na UBC.Atuando em tecnologias de Assinatura Eletrônica como Adobe Sign.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design