Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

O que são as novas ferramentas Adobe Substance 3D Collection

Diane Jey • 29 nov 2021 • Adobe Apps

O que são as novas ferramentas Adobe Substance 3D Collection

O que são as novas ferramentas Adobe Substance 3D Collection 

A linha de softwares Substance agora é parte da família Adobe! 

A coleção Substance é um conjunto de ferramentas usadas na criação 3D voltadas para quaisquer áreas como ilustração, games, mockups e muito mais. 

Até então a Creative Cloud carecia de soluções 3D, mas esse cenário muda com a Substance collection que é o primeiro passo rumo a criação 3D de ponta a ponta que a Adobe tem como objetivo. 

Anteriormente podíamos contar com o Adobe Dimensions que era uma solução um tanto limitada a fotos simples de produtos no Dimension, motion graphics baseados em card que funcionam no After Effects e uma ferramenta de renderização e manipulação 3D menos conhecida dentro do Photoshop. 

O Adobe Substance Collection vem para popularizar e reduzir a complexidade de design em 3D, mas não se engane, pois, apesar de conseguir reduzir a complexidade na criação, não é uma ferramenta menos poderosa, pelo contrário, é possível criar inúmeros materiais em diversos níveis de complexidade, pintar diretamente na superfície 3D, visualizar condições diferenciadas de iluminação e muito mais, e graças ao seu poder de criação combinada a agilidade de trabalho oferecida pela Creative Cloud e sua poderosa nuvem o Substance Collection vem sendo usado por grandes estúdios nos mais diversos trabalhos, como é o caso da imensa Square Enix que utilizou o Adobe Substance Painter na criação das diversas texturas exibidas no remake do game de sucesso Final Fantasy VII: 

© 1997, 2020 SQUARE ENIX CO., LTD. All Rights Reserved. DESIGN DO PERSONAGEM: TETSUYA NOMURA/ROBERTO FERRARI. 
ILUSTRAÇÃO DO LOGOTIPO: © 1997 YOSHITAKA AMANO © 2015–2020 SQUARE ENIX CO., LTD. All Rights Reserved. 

Não só as novas ferramentas trazem esse imenso poder de criação como quando aliadas ao poderoso ecossistema Creative Cloud eleva a produtividade da equipe e o processo criativo como um todo: 

“Antes, usávamos fluxos de trabalho separados para criar diferentes texturas. Com o Substance Painter, podemos fazer texturas diferentes ao mesmo tempo e transformar rapidamente tudo o que imaginamos em realidade. Isso nos permitiu reduzir os custos de produção e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade. “ 
 
Masaaki Kazeno 
Diretor de modelagem de personagens, Square Enix 

Mas o mundo do design 3D é muito mais que a criação para a indústria de games, grandes nomes utilizam seus recursos para criar seus designs de produtos, fotos realistas de campanhas e muito mais. 

Sim, a imagem acima é totalmente 3D, e foi feita utilizando o Adobe Substance Stager: 

“Os ativos que criamos no Adobe [Substance 3D] Stager mantêm a identidade visual totalmente consistente, são renderizados com muita rapidez e têm uma aparência realista. Qualquer pessoa que olhasse para eles pensaria que foram criados com a fotografia tradicional.” 
 
Gail Cummings 
Líder global de design digital, Ben & Jerry’s 

A coleção Substance conta com três aplicativos principais, são eles: 

Adobe Substance 3D Stager 

Essa ferramenta é a grande substituta do antigo Adobe Dimensions (que continua fazendo parte da Creative Cloud), e nela é possível construir cenários para criação de imagens foto realistas com o posicionamento de iluminação, seus Assets, diversas texturas e a câmera, e a grande sacada em relação ao Dimensions é a solução de um problema muito comum que é a sobreposição dos elementos, com sua ferramenta de colisões físicas automáticas. Ou seja, ao invés de um tecido se sobrepor a uma mesa por exemplo, ela irá “colidir” com a mesa seguindo as leis da física! 

O Stager possui um renderizador em tempo real, fazendo as mudanças ao mesmo tempo em que são aplicadas. 

Adobe Substance 3D Designer 

Aqui podemos criar texturas e superfícies com alto nível de detalhamento, nessa ferramenta temos todo o poder para criar do zero de forma mais complexa utilizando os nodes e suas operações matemáticas, mas mesmo o designer médio consegue criar na ferramenta graças a biblioteca de assets. 

Adobe Substance 3D Painter 

O painter possibilita pintar seus Assets em sua própria superficie 3D com uma enorme gama de pincéis e materiais. Aplique ferrugem, condensação e muito mais de forma natural e estruturada! 

Além das três ferramentas principais temos ainda as ferramentas complementares que trazem ainda mais integridade à criação: 

Adobe Substance 3D Sampler 

O sampler é um aplicativo que permite ao designer capturar fotos do mundo real com o celular e transformar as fotos em materiais Substance a serem usados entre todas as plataformas com resultados impressionantes! 

Biblioteca de Assets do Substance 3D 

A coleção substance conta com dezenas de modelos e materiais 3D que podem ser utilizados simplesmente arrastando e soltando na área de trabalho das ferramentas, dando mais liberdade e fluídez à criação do que realmente importa, o produto! 

Adobe Stock 

Já velho conhecido e utilizado por muitos, o Adobe Stock agora conta com centenas de modelos 3D, materiais e texturas que podem ser licenciados como ativos e utilizados nos seus projetos! 

Adobe Substance 3D Modeler 

Essa é a ferramenta que tanto aguardamos, e atualmente se encontra em estado de Beta fechado, e com ela será possível modelagem 3D totalmente em VR, e é a grande aposta da Adobe, unindo os ecossistemas Substance e Adobe Aero. Será possível até mesmo criação 3D em VR (virtual reality) para AR (Augmented reality). 

Fique de olho no blog da ENG para mais novidades!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Diane Jey

Diane Jey

Graduanda em Ciência da computação na UBC.Atuando em tecnologias de Assinatura Eletrônica como Adobe Sign.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design