Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

SQL: Função Like

Erick Reis • 19 mai 2022 • SQL

SQL: Função Like

Quando queremos realizar consultas no banco de dados na linguagem SQL, nós temos a tendencia de utilizar os comparadores lógicos como:

>- Maior

<- Menor

>= - Maior ou igual

<= - Menor ou Igual

<> - Diferente

= - Igual

Porém quando utilizamos o operador com o sinal de igual, vocês notarão que o banco de dados tende a interpretar literalmente a busca que estamos realizando.

Por exemplo:

Notem que no banco de dados acima, temos uma tabela com o cadastro dos funcionários.

Digamos que queremos realizar uma consulta, e trazer do banco de dados as informações de todos os clientes que são do sexo Feminino.

Para isso, faríamos o seguinte código:

SELECT * FROM FUNCIONARIOS WHERE Sexo = ‘Feminino’;

Se aplicarmos esse código no banco de dados, ele retornará exatamente as informações dos funcionários que atendem a essa condição.

Só que se alterarmos o código para:

SELECT * FROM FUNCIONARIOS WHERE SEXO = ‘FEMININO’;

O banco de dados passa a não nos mostrar os funcionários. Isso porque quando utilizamos o sinal de igual (=) para realizar essa busca, nós estamos passando para o banco de dados que a informação tem que ser exatamente igual a escrita que especificamos no código, ou seja, ele passa a diferenciar letras maiúsculas de minúsculas.

Para contornar esse problema, nós podemos utilizar a função LIKE.

A função Like ela funciona como um comparativo assim como o sinal de igual.

A diferença é que o Like ele passa a não distinguir letras maiúsculas de minúsculas, logo o banco de dados retorna tudo que seja parecido com o que informamos no código.

Porém a função like precisa ser utilizada com alguns cuidados, isso se deve pelo motivo de que diferente do comparativo igual (=), o Like fará com que o banco de dados consuma um desempenho muito maior para buscar essas informações.

Isso se deve pelo fato de que o comparador like, faz com que o banco de dados faça uma análise linha a linha comparando se as informações daquela linha são de alguma maneira iguais às que você pediu no momento do seu código.

SELECT * FROM FUNCIONARIOS WHERE Sexo LIKE ‘FEMININO’;

Diferente do sinal de igual, que busca as informações escritas exatamente da maneira que é digitada no código, o banco de dados fará uma pesquisa linha a linha comparando se aquelas informações são correspondentes de alguma maneira, logo isso faz com que o resultado da sua consulta possa levar um tempo consideravelmente maior dependendo também do número de linhas que tem no seu banco de dados.

Desempenho é algo muito importante para o banco de dados, então tome cuidado e verifique se realmente existe a necessidade de utilizar funções que demandem uma maior quantidade de processamento.

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design