Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Como diminuir o tamanho de seu arquivo PBIX

Bruno Battestin • 04 jul 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Como diminuir o tamanho de seu arquivo PBIX

No Power BI Desktop temos vários fatores que podem influenciar no tamanho do arquivo PBIX, podem ser eles pelo volume de dados importados, colunas calculadas desnecessárias, tabelas importadas sem utilidade e até mesmo tabelas escondidas que o Power BI cria automaticamente.

Por padrão o Power BI Desktop deixa habilitada a opção de Inteligência Temporal dos dados. Esta tem como objetivo aproveitar melhor os dados de data importados para o conjunto de dados, para isso o Power BI cria 1 tabela de datas escondida para cada coluna de data importada e isto pode acabar pesando muito em seu arquivo caso tenha muitas colunas de data, principalmente se seu volume de dados é muito grande.

Estas tabelas escondidas permitem a existência das famosas Hierarquias de Data que também são criadas automaticamente, contendo informações de Ano, Trimestre, Mês e Dia, que muitas vezes acabam não tendo utilidade.

Afim de diminuir o tamanho de nosso conjunto de dados, podemos desabilitar esta opção de inteligência temporal, basta acessar as opções do Power BI Desktop:

Navegar na guia Carregamento de Dados e desativar a opção Inteligência de dados temporais:

Mas vale um adendo: Caso queira desativar esta opção apenas para 1 projeto específico, acesse a guia Carregamento de Dados da secção Arquivo Atual, pois a primeira opção (Global) desativa a Inteligência Temporal do projeto atual e dos próximos projetos que você for criar.

Agora com esta opção desabilitada você pode acabar sentindo falta das hierarquias de data em alguma de suas colunas de data, mas saiba que mesmo com a inteligência temporal desabilitada podemos ter uma hierarquia de data, basta ter (ou gerar no Power Query) as colunas de Ano, Trimestre, Mês e Dia, e criar uma hierarquia comum no Power BI.

Caso ainda não saiba criar hierarquias de dados no Power BI, leia o artigo sobre como criar hierarquias no Power BI Desktop clicando aqui!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruno Battestin

Bruno Battestin

Graduando em Engenharia da computação pela USJT. Apaixonado por compartilhar conhecimento e simplificar as tarefas do dia a dia. Atuando em tecnologia com Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design