Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM: A importância da colaboração

Rafael Costa • 29 jul 2022 • Autodesk BIM

BIM: A importância da colaboração

As informações são de grande relevância no mundo contemporâneo e a rapidez na transferência e a quantidade de dados que recebemos é cada vez maior. Acompanhar esse alto fluxo é um desafio para a indústria da construção devido a difícil evolução nas práticas de serviço. Ao se tratar de projetos de construção o compartilhamento de informações é de grande valor, pois diversos profissionais utilizam de seus conhecimentos para agregar ao projeto, contudo, como reunir e organizar essas informações em tempo real?

A colaboração entre projetos de construção sempre foi necessária, ainda na década de 1960 os erros gerados por desenhos a mão e posteriormente em softwares CAD eram prejudiciais a fase de construção, projetos desse tipo muitas vezes utilizavam de diversos profissionais para sua concepção, ou seja, diversas versões de desenhos do mesmo projeto eram realizadas, compatibilizar esses desenhos demandava tempo e experiência de acordo com a complexidade do projeto.

Com a evolução da tecnologia acessível aos escritórios de engenharia e arquitetura, a colaboração se baseou em servidores locais, onde a troca de informações e interoperabilidade são baixas, por essa razão o tempo para concepção do projeto ideal se tornava prolongado, além de ainda ocorrerem grande quantidade de mudanças na fase de construção.

É interessante ressaltar o impacto das mudanças no projeto, alterar o projeto pode-se se fazer necessário por diversos motivos, porém ter posse de informações detalhadas de topografia, localidade, materiais e normas possibilita diminuir as chances de alteração. Correções tardias levam o projeto a ter maiores gastos além de interferirem nos prazos da obra, já o contrário resulta em credibilidade e valorização do trabalho realizado. Mas como alcançar o alto nível de colaboração com interoperabilidade nos projetos?

A tecnologia de compatibilização de projetos se faz necessária para a infraestrutura, a previsão de população mundial em 2050 é de 10 bilhões de pessoas segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), gerar qualidade de vida para esse volume de pessoas consiste em projetos mais complexos que utilizem as melhores ferramentas para serem eficientes. A colaboração com BIM oferece o melhor da tecnologia disponível para potencializar projetos e extrair a melhor versão deles.

Produzir projetos com alto nível de colaboração permite envolver todas as equipes das diferentes disciplinas do projeto no mesmo modelo, ou seja, há apenas uma versão, onde os desenhos são desenvolvidos e informações adicionadas. Os arquivos que são salvos na nuvem e compartilhados de acordo com as permissões de projeto auxiliam na organização e troca de informações em tempo real.

Softwares na nuvem como o BIM 360 são de grande importância quando o objetivo é otimizar o processo, com o uso desse software o volume de retrabalho cai consideravelmente, pois através de informações detalhadas e ferramentas como pontos de alteração realizados na linha do tempo do projeto as alterações realizadas são comunicadas com facilidade. Quando essas alterações envolvem outras disciplinas do projeto os nós na linha do tempo são notificados as equipes responsáveis pelas outras disciplinas, possibilitando até mesmo a designação de responsáveis pelas alterações. Tendo o BIM 360 como ferramenta as equipes conseguem perceber e alinhar as ideias com facilidade, evitando até mesmo reuniões para a resolução do problema e investindo o tempo que seria gasto com retrabalho em outros projetos.

A colaboração para compatibilizar as documentações que vão para o canteiro de obras são de grande valor, pois precisam manter um alinhamento severo entre os projetos. Compatibilizar consiste em manter os projetos livres de interferências nos sistemas e estrutura da edificação, porém as dificuldades para alcançar alto grau de compatibilização na fase de concepção de projetos causa inconsistências nas fases posteriores. Para sanar as interferências em projetos complexos a Autodesk desenvolveu o software Navisworks, compatível com a tecnologia BI, preciso em observar interferências em diferentes sistemas e possibilita alterações rápidas. Quando acompanhado do BIM 360 o Autodesk Navisworks permite correções com equipes em qualquer lugar do mundo sem perder a efetividade.

Concluímos que a colaboração na nuvem é a realidade para os projetos independentemente de sua complexidade, combinado ao fato da indústria de construção está se adaptando ao alto volume de serviços executados e para cobrir a alta demanda com eficiência, utilizar a tecnologia disponível é indispensável. A ENG pode auxiliar você a otimizar os processos de seus serviços e conhecer a fundo o que a colaboração pode te oferecer, clique aqui e saiba mais.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Rafael Costa

Rafael Costa

Técnico em Edificações pela ETEC graduando em Engenharia Civil pela Ânima/FMU. Especialista em Projetos de Edificações com foco em BIM, com tecnologias Autodesk na ENG DTP & Multimídia e apaixonado por conhecimento.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design