Blog Tecnológico

Criando Máscaras no Adobe Photoshop CC

Melissa Campuzano • 24 jun 2016

Uma das ferramentas mais essenciais do Adobe Photoshop CC para criar imagens, rápidas e fáceis, com efeitos visuais hiper bacanas e empolgantes é o uso das máscaras ou layers.

A utilização de uma máscara permite ocultar ou revelar uma parte da imagem. Ou seja, você pode esconder ou mostrar algo da imagem, podendo retornar a forma originar caso não tenha gostado do resultado final.

As máscaras se baseiam em seleções feitas com ferramentas como a Magic Wand, Pen Tool ou outras ferramentas de seleção, as quais podem ser expandidas, suavizadas ou contraídas para delimitar bem uma figura. O pincel e a borracha são utilizadas como ferramentas de edição das máscaras.


USO DA QUICK SELECTION


A ferramenta Quick Selection oculta o ambiente apenas para revelar a seleção.
Duplique a layer e selecione com a ferramenta Quick Selection (W) a figura, pode mudar o tamanho da ferramenta para deixá-la mais precisa.

mascara

Com a seleção realizada, clique no botão Add Layer Mask, na paleta Layers. A única parte da imagem que aparecerá será a figura selecionada, que pode ser reposicionada com a ferramenta Move (V). Perceba que a parte selecionada sempre será a parte branca que aparece na miniatura da máscara.


marcara2

 

Para mover a máscara e manter a figura no mesmo lugar, clique no símbolo de corrente da camada e movimente apenas a máscara, clique na miniatura da máscara ou da imagem para poder movê-las separadamente.

mascara3

 

MÁSCARAS DE CAMADA

Para inserir uma nova máscara, vá a parte de baixo da paleta Layers e encontre a opção Add Layer Mask. Verifique que a imagem não esteja bloqueada, caso esteja, dê um duplo clique para que torne-se editável.

A máscara de camada é representada com um retângulo branco, usa o branco e o preto para representar as áreas que podem ou não ser visíveis. Com a ferramenta Brush com o branco ou o preto, você pode pintar sobre a máscara com qualquer pincel. Para editar a imagem volte a clicar sobre a miniatura da própria camada.

mascara

 

AJUSTES SELETIVOS

A vantagem de usar máscaras de ajuste é que elas são aplicadas em uma camada separada permitindo facilmente ser deletada ou alterada. Elas possuem suas própias máscaras que podem ser editadas para ocultar partes do ajuste usando as ferramentas Brush ou Eraser.

mascara

 

Isso é ótimo para efeitos seletivos de preto e branco nos quais você só deseja uma figura ou uma parte da imagem em cores. Você pode dar uso da ferramenta Gradient ajustada para preto e branco para esmaecer algum ajuste com uma transição suave sobre a máscara.

mascara

 

MODO QUICK MASK

O modo Quick Mask está disponível na base da barra de ferramentas. Ela permite visualizar a máscara em sua forma ativa.  Primeiro use uma ferramenta de seleção para destacar a área em que deseja trabalhar. Pressione Q e o modo Quick Mask aparecerá como uma sobreposição avermelhada por cima da imagem. Com as ferramentas Brush e Eraser, aumente ou diminua a máscara e use Q para sair.

Terminada a seleção, você pode aplicar uma máscara de camada.

mascara

 

MÁSCARAS DE CORTE

A máscara de recorte funciona de um modo diferente das normais. Elas são mais rápidas de aplicar segurando Opt/Alt e passando o cursor sobre a linha entre as duas camadas.

Um padrão de círculos aparecerá simbolizando a máscara de corte. Depois de aplicada a camada de cima é mascarada ao redor da camada de baixo. Com o comando Alt/Cmd+, clique outra vez para remover a máscara e revelar inteiramente a camada superior. Uma setinha indica que a camada possui uma máscara aplicada.

mascara

 

Com o conhecimento de uso das ferramentas do Photoshop para criar máscaras, iremos recriar o famoso efeito fotográfico de profundidade de campo usando o filtro Gaussian Blur.

Filter > Blur > Gaussian Blur.

Para isso, primeiro duplique a camada de fundo e logo após aplique o efeito Gaussian Blur a um raio de 5 px e aperte ok.

mascara

 

Uma vez aplicado o efeito, adicione uma máscara à camada desfocada e use a ferramenta Brush ajustada para preto com um pincel redondo grande para devolver a figura o foco original ou pode usar a ferramenta Eraser ajustada a branco. Faça testes usando opacidade no pincel para dar um efeito mais real.

mascara10

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO