Blog Tecnológico

“Animate en este carnaval” - Anime-se neste Carnaval !

Melissa Campuzano • 16 fev 2017

“La vida es um Carnaval” uma das citações mais conhecidas da cantora cubana Celia Cruz, uma mulher caraterizada por levar na alma toda a alegria e o prazer de viver cantando.

Estamos já às vésperas do carnaval, porque não dar uma mexidinha no Animate e criar um projeto simples para dar essa animada a la vida como a Celia Cruz adoraria.

Abra o Animate e crie um novo documento HTML5 de 500x650px



Crie uma camada para adicionar um fundo a sua animação

Em outra camada adicione os elementos de seu desenho. É muito mais fácil você fazer as ilustrações no Illustrator e depois levá-las ao Animate.
Então coloque as penas em outra camada e converta em um Clipe de Filme com F8



Entre dentro do clipe de filme e crie um Clipe de Filme com cada grupo de penas de cada canto do palco e do lado crie uma bolinha que seja também um clipe de filme. Isto é preciso para usar a ferramenta Bone. Veja como:

Selecione a ferramenta Bone para ligar a bolinha à pena.

Faça o mesmo procedimento com cada grupo de penas.

Insira um quadro no Frame 50 para cada uma das camadas da armadura (verdes) e no Frame 25 movimente o grupo de penas de maneira que o movimento seja um no frame 1, no 25 ele tenha uma posição diferente e no 50 ele volte à posição inicial, como segue a continuação.







Agora crie uma mascara para esconder as partes que sobressaem das penas, crie uma camada nova e desenhe um retângulo do tamanho até onde deseja mostrar as penas.

Clique com o botão direito nessa camada e selecione a opção Máscara.

Ela ira esconder as partes que estavam por fora do retângulo verde e ira mostrar apenas o que estava por baixo do retângulo.

Crie uma nova camada e coloque as estrelinhas no meio, você pode transformar esses elementos a um clipe de filme, entra dentro dele e adicionar efeitos legais usando o canal alfa e outros, de maneira que eles tenham essa caraterística de brilho. Neste exemplo cada quadro chave tem uma porcentagem de opacidade e entre eles foi criada uma interpolação clássica. Não coloque stop neste clipe de filme para que o efeito seja contínuo.




Agora importe a máscara de penas em outra camada e converta em um Clipe de Filme.

Entre dentro do clipe de filme e crie 3 Clipes de Filme, um para a máscara de penas e os outros dois para o grupo de penas direito e o grupo de penas esquerdo.

Use a ferramenta Bone para movimentar cada lado das penas.

Ligue a máscara de penas com um grupo de penas e depois pegue novamente a ferramenta para ligar a máscara de penas ao grupo de penas restante. Veja que no Frame 1 as penas estão para baixo e no Frame 20 elas estão para cima.



Crie numa nova camada e adicione um stop, de maneira que as penas façam o movimentos de subir e ficar nessa posição.

Finalmente adicione uma nova camada na Cena 1 para as fitas, pode criar um clipe de filme e entrar dentro para dar movimento também e adicione numa nova camada o texto usando uma máscara para fazer a transição. 



No hay que llorar porque la vida es un carnaval...

La Vida Es Un Carnaval - Celia Cruz

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO