Melissa Campuzano • 21 mar 2017 • Adobe Animate
Um dos desafios maiores na criação de um jogo é o interativo. Para os criadores de scripts e tudo aquilo que não se vê no jogo, o maior desafio é criar animações interativas e associar uma ação com um botão e ainda fazer que ela funcione corretamente e não precise ser explicada ao usuario, para isso é logico você vai precisar aprender noções basicas de interatividade e outros conceitos associados à parte técnica do software.
Mas hoje trouxe o básico para você entender como funcionam os clipes de filme no Animate CC e as ações associadas a botões e como você pode fazer algo acontecer adicionando um código à Linha do Tempo e inserir os códigos nos mesmos quadros que os botões.
Veja como a continuação:
Crie um novo arquivo do Animate CC
Crie camadas para o personagem e outra para a parte interativa.
Na camada do personagem crie um clipe de filme e dentro dele adicione movimento.
Na Cena 1 coloque uma Ação (STOP no Frame 60) para que a animação seja aleatória somente nesse espaço de frame que você determinou que funcione.
Na camada de interatividade adicione a linha por onde passara o rato ou o movimento que deseja adicionar, onde existira a interatividade do jogo, esta é a parte mais importante da animação.
Inclua os elementos e crie um clipe de filme, dentro desse clipe de filme você tem que criar varias camadas, a criatividade agora é com você. Neste exemplo existem quatro camadas. A primeira que vai por baixo das outras é o controle que ao mesmo tempo é um botão, ao entrar nele ele tem som ao momento que usuário clicar nele.
Seguidamente existe outro botão que é o espaço onde o usuário deve clicar para pegar o rato ou a comida do animal, este botão só fica ativo quando o rato (que é um clipe de filme) que se movimenta ao longo do controle passa pelo espaço do botão. Portanto esse botão deve ter uma ação. A ação dele é (gotoAndStop).
Dito botão tem um som e quando o usuário clica nele a animação do rato se detem.
Agora na Cena 1 iremos adicionar um botão para que ele indique ir ao seguinte nível ou fase da animação.
Dentro do botão é possível mudar as cores quando se clica nele ou apenas se encosta no botão, numa nova camada do botão você pode adicionar um som.
Na Cena 1 determine o tempo pelo qual o botão ira a aparecer no palco, e selecionando o botão adicione uma ação ao botão (gotoAndPlay) e mude para 61 para que a animação continue correndo .
Você pode adicionar novas camadas com personagens ou até uma tela que indique que o usuário passou com êxito o primeiro nível e vai para o próximo.
Veja que dentro dele existe outro clipe de filme onde o personagem fica em movimento
Numa nova camada na Cena 1 adicione o segundo personagem e crie outro clipe de filme e dentro dele adicione movimento.
Na camada da interatividade crie um clipe de filme com os elementos dentro
Coloque um stop no final desse clipe de filme na Cena 1
Adicione um botão com a seguinte ação
Crie novas camadas com o respectivo clipe de filme com movimento dentro.
Na Cena 1 crie as camadas do seguinte nível com o mesmos passos das outras duas, cada uma sendo um clipe de filme e com os respectivos Stop neste caso no Frame 230.
No frame 220 do botão adicione a ação seguinte
E a animação irá a passar ao seguinte nível com o respectivo clipe de filme
Para fechar com broche de ouro o ultimo clipe de filme com som. Não esqueça o stop no final !
Pode adicionar um botão para reiniciar o jogo com a seguinte ação.
Agora teste a animação com os respectivos botões e ações, veja que cada botão tem um som. A ideia do jogo é pegar a comidinha quando ela passa no meio para que ela se detenha.