Blog Tecnológico

Crie um objeto 3D

Melissa Campuzano • 29 mar 2017

Atualmente existem vários softwares para mexer em 3D  desde os mais sofisticados e complexos ate os mais novos como o Project Felix que recentemente foi lançado final do ano passado. A criação destes objetos também pode iniciar no Photoshop e no Illustrator,  com pouca pratica e criatividade você pode obter resultados legais e rápidos para criar objetos 3D.

Os efeitos 3D no Illustrator podem ser encontrados no menu Efeito, eles são 3 Extrusão e Bisel, Revolução e Giro e eles são aplicados apenas na aparência dos objetos, portanto para gerenciá-los use o painel de Aparência.

Pegue uma imagem para começar, uma garrafa de vinho.

Importe a imagem a um novo arquivo de Illustrator e bloqueie o objeto Objeto>Bloquear>Seleção ou pressione CTRL+2



Comece a desenhar a garrafa com a ferramenta pluma, somente a metade do objeto.



Uma vez finalizado você pode fazer as separações do objeto considerando a quantidade de cores que existem para isso você terá que separar cada parte e deixar cada uma com a cor correspondente.




Pode traçar uma linha para separar cada cor e selecionando o contorno da garrafa e as separações clique em Dividir do Painel de Pathfinder.



Seguidamente clique em Desagrupar e pinte cada parte com a cor que corresponde.





Agrupe novamente ou aperte Ctrl+G e vá à opção Efeito>Revolução

Deixe as configurações como segue a continuação, no deslocamento selecione Borda direita



Você pode ativar a opção de Visualizar para ver o resultado de o efeito 3D ao ser aplicado.



Clique em Mais opções para modificar o ponto de luz do objeto 3D




Depois você pode adicionar textura a seu objeto 3D para dar um efeito mais realista, para isso deve ir à opção Mapear Arte . Antes disso você precisa adicionar as texturas como símbolos, para isso pegue a imagem que ira usar e clique em Objeto>Rasterizar



Depois ative o Painel Símbolos no Menu Janela e arraste a imagem para dentro do painel para adicionar o símbolo. Clique em OK para adicionar a imagem.







Uma vez adicionadas as texturas no painel Símbolos modifique o objeto 3D, para isto você devera aceder a essa opção por meio do Painel Aparência e clique em Revolução com o objeto selecionado.



Vá à opção Mais Opções e clique em Mapear Arte

Seguidamente clique na opção Símbolo e selecione o Símbolo que ira inserir, para ver cada parte do objeto 3D clique na opção Superfície para selecionar a parte do objeto onde ira adicionar o símbolo. Você pode modificar o tamanho da imagem ou dimensiona-la, clique na opção Visualizar para ver as mudanças que estão acontecendo. Uma vez terminada a edição clique em OK.






Quanto mais criatividade e detalhe você adicione ira conseguir resultados mais surpreendentes.

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO