Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Line art MASP

Melissa Campuzano • 20 jun 2017 • Adobe Illustrator

Line art MASP

O Blend é uma ferramenta que cria formas transitórias entre dois ou mais objetos possibilitando a criação de centenas de elementos com base em apenas dois.

O Blend cria objetos intermediários para unir dois ou mais objetos, podem ser formas abertas, como traços ou formas fechadas como um polígono.







No exemplo, temos dois objetos uma elipse com preenchimento laranja e uma estrela de 6 pontas com preenchimento verde.



Com a ferramenta foram criadas 10 formas intermediarias par unir os objetos. Esses intermediários também tem uma transição em cores os quais são mostrados por meio de um degradê .
A quantidade de passos pode variar de 1 até 1000.



Para criar o efeito selecione os objetos e selecione a ferramenta Blend da caixa de ferramentas do lado esquerdo da sua interface de trabalho. Clique no objeto do começo e depois clique no objeto final. Quando o ponteiro está sobre um ponto de âncora, o ponteiro muda de um quadrado branco para transparente com um ponto preto no centro. O Illustrator cria um grupo automaticamente a mistura e a quantidade de passos é definida pelo programa ou usando a ultima configuração de passos feita com a ferramenta.



Para definir a quantidade de passos ou personalizar mesmo depois de ter criado o blend clique duas vezes na ferramenta e automaticamente será acionada uma janela de configurações onde existem três possibilidades.

Cor suave: É uma mistura para distribuir cores suavemente entre os objetos, é padrão para qualquer grupo Blend criado, o numero de passos intermediários é automaticamente criado pelo programa.



Etapas especificadas: Nessa opção que você pode digitar um valor entre 1 ate 1000 . Caso existir mais de dois objetos para formar o Blend a quantidade de passos especificados é feito entre cada um dos objetos,  nunca para o Blend inteiro.



Distância especificada: Esta opção determina a distancia entre as etapas da mistura

Os passos intermediários existem apenas visualmente, por esta razão não é possível movimentar separadamente cada passo intermediário. Os passos criados utilizam uma espinha para conectá-los. A espinha então é o caminho ao longo do qual as etapas em um objeto combinado estão alinhadas. Por padrão, a coluna vertebral forma uma linha reta.

Para ajustar a forma da coluna vertebral ou espinha, arraste os pontos de ancoragem e os segmentos de trajeto na espinha com a ferramenta Seleção direta. Ou crie pontos de ancoragem com a ferramenta Ponto de Ancoragem e movimente cada pzonto com a Ferramenta Seleção direta.



Depois de criar uma mistura ou Blend, os objetos misturados são tratados como um objeto. Se você mover um dos objetos originais, ou editar os pontos de âncora do objeto original, a mistura muda de acordo. Além disso, os novos objetos misturados entre os objetos originais não possuem seus próprios pontos de ancoragem. Você pode expandir a mistura para dividir a mistura em objetos distintos.


Para substituir a coluna com um caminho diferente, desenhe um objeto para usar como a nova coluna vertebral.



Selecione o objeto da espinha e o objeto combinado e escolha Objeto> Mesclar> Substituir lombada

Veja o resultado



Para que os intermediários sigam as curvas da espinha ajuste a orientação na caixa de configurações da ferramenta e selecione a segunda opção Alinhar ao caminho para que os objetos girem de acordo com a espinha.




Para inverter a ordem de empilhamento de um objeto combinado selecione Objeto>Mesclar> Inverter da frente para trás.



Para reverter a ordem de uma mistura na coluna vertebral, selecione o objeto combinado e escolha Objeto> Mesclar> Inverter lombada.

Para que os intermediários deixem de ser programação e se tornem em objetos normais agrupados selecione os objetos e vá ao menu Objeto>Mesclar>Expandir.



Se precisar cancelar o grupo Blend voltando a ter os objetos originais sem os passos intermediários clique em Objeto>Mesclar>Liberar

Considere este recurso quando útil para não criar objetos um a um. Apenas faça o começo e o final!


Gostou deste conteúdo?




 

 

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design