Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Climatização de ambientes e cenários

Pedro Aquino • 19 jul 2017 • * FORMAÇÕES (Pacotes de Treinamentos)

Climatização de ambientes e cenários

Para termos cenas condizentes em sua iluminação, é necessário saber como chegamos cada tipo de clima.
Dome Light

Uma das luzes mais importantes do V-Ray, a qual consegue chegar em um excelente e fácil resultado na climatização de seu cenário. 

Em suas primeiras configurações é apresentado uma configuração de climatização baseada na escala Kelvin, da mesma forma como é utilizado em fotografia, onde podemos através de valores ditos pela tabela chegar em um resultante fiel. Lembrando também que o V-Ray é um render físico.

Climatização

Como podemos ver é um processo bem tranquilo de entender.  Para efetuá-lo basta mudar a opção de mode de color para temperature e mexer em seu atributo de float e colocar no valor Kelvin desejado.

Climatização

Temos outro atributo muito interessante também, sendo ele um dos mais utilizados no mercado,  que é a opção de Dome text (textura do domo), onde utilizamos uma imagem como referência para nossa iluminação, podendo também colocar em nosso fundo background.

Climatização

Para que isso aconteça é necessário uma imagem HDRI. Tendo a imagem com a luz desejada é só inserir-lá no node de textura (como mostra a imagem abaixo).

climatização

Por último, é necessário analisar uma opção muito importante que é a de qualidade da luz e essa luz ela necessita de uma alta amostragem para que não haja ruído. Então devemos aumentar a qualidade de nossa luz, aumentando o valor de sample para algo entre 24 a 64

climatização

climatização

 

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Aquino

Pedro Aquino

Pedro Aquino, Arquitetura e Urbanismo pela UCB- Universidade Católica de Brasília, com vasta experiência na are de "Look Development" e modelagem HardSurface. É instrutor Autodesk na ENG DF.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design