Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Atualização KPI 2020 com Microsoft Power BI

Marcelo Leite • 19 jun 2020 • Microsoft Power BI

Atualização KPI 2020 com Microsoft Power BI

Os KPIs são um tipo de visualização usadas para transmitir métricas de alto nível aos usuários finais. Eles fornecem uma métrica imediata que permite que os usuários comerciais saibam se estão no caminho certo ou fora do caminho. Ao longo do tempo, esse número de métrica único foi aprimorado para incluir linhas e demonstrar tendências, exibir datas, variação e muitas outras métricas para transmitir as principais métricas de maneira compacta e concisa. Existem várias abordagens diferentes sobre como um KPI pode ou deve ser. Se você quiser dar uma olhada em todos os diferentes recursos visuais de KPI que podem ser usados no Power BI, você pode acessar esse link abaixo e conferir uma lista vasta de opções:

https://appsource.microsoft.com/pt-br/

Em todas as consultorias e tempo de uso do BI já usei vários visuais do AppSource antes, e o que eu recomendaria é que você sempre verifique se o visual possui o rótulo dourado ou azul de "Certificado”. Isso significa que o visual customizado atendeu a certos critérios de código e verificação e o visual não está acessando ou usando recursos externos. Isso não quer dizer que você não possa usar os outros recursos visuais, mas eu recomendaria analisá-los mais de perto e, potencialmente, entrar em contato com o proprietário do visual personalizado para ver se existem extrações ou interações de terceiros que não seriam aceitáveis risco para sua empresa.

Dito isto, uma das grandes vantagens de ter visuais personalizados é que eles geralmente oferecem opções visuais ou configurações mais aprimoradas que você não pode encontrar no conjunto visual padrão no Power BI. Os KPIs em especial têm sido um daqueles visuais que precisavam de um pouco mais de aprimoramento. Fico feliz em dizer que no último lançamento de dezembro do Power BI desktop a Microsoft efetuou algumas atualizações essenciais. Se você procurou em outro lugar pelo visual do KPI, talvez seja hora de fazer um teste de versão mais recente dele hoje, pois hoje ele já oferece alguns dos principais recursos que são suficientes criar análises aprimorada.

 

Atualizações básicas

Antes da última atualização do Power BI, o visual do KPI era um pouco padrão. Um exemplo de como era aqui abaixo:

 

 

 

No entanto, se você observar o exemplo abaixo, ocorreram várias atualizações importantes que agora podem ser exibidas nesse KPI por padrão e o estendem para torná-lo mais agradável. A primeira mudança é óbvia, a fonte é DIN e traz um pop em negrito para o número geral. Começamos bem! Agora também podemos alterar a família de fontes da métrica maior, o que nos permitirá espelhar as fontes gerais que selecionamos em nossos outros recursos visuais.

As propriedades Indicador e Meta receberam as atualizações mais importantes, mas também existem algumas alterações importantes que permitem definir agora as cores da fonte de maneira estática e condicional.


Propriedades do indicador

 

Vamos ver como essas mudanças afetam as coisas em geral. Primeiro, vamos dar uma olhada no indicador. As opções foram a partir disso:

Para isso:
 

O que isso faz para o nosso KPI? Além do descrito acima, ele nos dá uma opção simples de dois cliques para ajustar onde queremos o número (Superior e Esquerdo), o que faz com que nosso eixo de tendência pareça um pouco mais moderna.

 

Outra opção que temos agora é a de aumentar ou diminuir a transparência do eixo de tendência.
 


Propriedades da meta

A segunda área de propriedade que recebeu várias alterações é a área “Metas”. Ficando assim:
 

Enquanto o novo painel de propriedades fica assim:
 

Esta propriedade agora é extremamente útil.

Nota: o nome do rótulo da meta pode ser alterado e o campo métrica pode ser atualizado para mostrar a porcentagem, o valor ou ambos.


A cor e a família de fontes da meta e da distância são atualizáveis agora, além de uma nova propriedade para a direção da distância.

Formatação condicional

Uma das coisas "ocultas" a ter atenção é que as capturas de tela acima são a visualização padrão de todas as propriedades. Para ver se você pode usar uma configuração condicional, passe o mouse sobre a área de cor. Fazer isso você visualizara um botão oculto “…”

Ao clicar no botão você acessará:


E mais um clique abre o diálogo onde podemos definir nossas condições.


Uma propriedade chave é a adição da propriedade "Data" de nível superior. Esse é um ótimo complemento, pois elimina qualquer dúvida sobre o contexto atual do KPI sem a necessidade de procurar filtros.
 


Essas foram as principais atualizações no padrão KPI do BI em de 2020. Isso tornou muito mais maleável e apresentável o visual padrão da ferramenta para analises complementares sem a necessidade de visuais adicionais.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Marcelo Leite

Marcelo Leite

Marcelo Leite é CEO e co-founder de uma empresa de comunicação em Brasília.
Trabalha na área de direção e edição de vídeo, desenvolvendo projetos áudio visuais para seus clientes, tendo vários de seus trabalhos veiculados em grandes emissoras como TV Globo e Record.

Já ministrou dezenas de treinamentos e palestras oficiais da Adobe na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design