Blog Tecnológico

Montagem e Continuidade na Edição de Vídeo

Marcelo Leite • 04 set 2017 • Adobe Premiere

Montagem e Continuidade na Edição de Vídeo

Quando o assunto é edição de vídeos, muitas pessoas expressam dúvidas em relação à montagem e aos tipos de cortes que devem ser aplicados. Essas dúvidas se tornam ainda mais significativas quando falamos de vídeos, como, por exemplo, comerciais e entrevistas, onde temos um curto espaço de tempo para transmitir uma ideia.

Através da edição e da montagem de cenas, podemos transmitir muitas mensagens e fazer uma cena se tornar emocionante e dinâmica ou chata e maçante. Tudo depende da forma que você intercala e ajusta as transições para o espectador.


Como exemplo, vamos analisar o clipe de um comercial caseiro, feito pelo dono de um carro velho, que decidiu vender o veículo. O editor quis passar a ideia de uma máquina potente e que continua funcionando mesmo após anos de uso. As cenas iniciais com cortes mais longos e em p&b transmitem com sucesso o estilo retrô.

O clipe traz um tom épico e torna o veículo algo valioso e poderoso, como a maioria dos comerciais de carro de luxo faz.

É claro que, na metade do vídeo, percebemos que se trata de uma sátira, mas não podemos deixar de notar como o tom do vídeo nos engana. E fica ainda mais engraçado perceber que um comercial tão bem estruturado teve como protagonista um carro velho de bancos rasgados.

A montagem feita com cortes rápidos, mostrando várias partes do carro, fica rítmica com a música de fundo, um dos pontos mais importantes para trazer a fluidez da edição. Essa naturalidade entre uma música bem escolhida e cortes rítmicos realça a ideia do carro ser um produto elegante e de qualidade.

Os cortes rápidos, normalmente, traduzem uma ideia de dinamicidade, velocidade, valor e quantidade. No caso desse comercial, temos 18 cortes mostrando partes do carro, enquanto o locutor está narrando o nome de partes e peças importantes do carro. Repare nos cortes da timeline:

Premiere

Com o acelerar da música, os cortes variam entre bem pequenos e outros um pouco maiores, nunca seguindo uma sequência com mais de três cortes pequenos juntos.

Essa técnica é usada para não deixarmos o espectador perdido nos cortes que são rápidos demais. Outro ponto importante a se notar é o local e os cortes que estamos visualizando nesse clipe, estamos vendo uma cena só de vários ângulos e partes de um mesmo produto.

É importante realçar aqui que os cortes estão sendo intercalados em uma cena interna com o mesmo tom de luz e movimento de câmera. Alguns desses movimentos chamamos de “pan” (panoramic) outros de zoom out/in, sempre variando entre essas duas.

Essa ideia se repete mais uma vez no final do clipe, quando o narrador começa a narrar os benefícios do carro, finalizando com o fade de um quadro do carro na posição frontal, junto com o toque final da trilha sonora, pontuando e finalizando a ideia de forma dinâmica.

Repare em alguns frames do vídeo:

Premiere

Embora o clipe seja curto, o material bruto costuma ser bastante volumoso para trabalhos desse tipo. Precisamos ter muitas opções de quadros e tempo de material para dar essa dinamicidade à cena.

Raramente repetimos cenas em um clipe como esse, precisamos dar a entender que o produto tem muito a oferecer e repetir cenas passaria a ideia contrária. Esse é um dos exemplos que provam que a edição e a montagem de cenas estão diretamente ligadas ao sentimento que o espectador tem ao assistir o material.

O papel do editor é garantir que o espectador seja levado através das cenas de forma fluída e contínua, sem se perder na ideia principal do vídeo, seja através de cortes rápidos, ou cortes mais lentos que transmitem ideias diferentes do nosso exemplo.

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Marcelo Leite

Marcelo Leite

Marcelo Leite é CEO e co-founder de uma empresa de comunicação em Brasília.
Trabalha na área de direção e edição de vídeo, desenvolvendo projetos áudio visuais para seus clientes, tendo vários de seus trabalhos veiculados em grandes emissoras como TV Globo e Record.

Já ministrou dezenas de treinamentos e palestras oficiais da Adobe na ENG DTP & Multimídia.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS