Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Migrando do Ionic 1 para o Ionic 3: Criando o primeiro projeto

Renato Probst • 26 set 2017 • Angular & Ionic

Migrando do Ionic 1 para o Ionic 3: Criando o primeiro projeto

O QUE É O IONIC 3?

Primeiramente o que é o Ionic 3? O Ionic 3 é a suíte de desenvolvimento do Ionic Framework atualizada para utilização do Angular 4. Enquanto o Ionic 2 utilizava a tecnologia do Angular 2, o Ionic 3 permite a utilização do Angular 4 em sua mais recente versão.

INSTALANDO E CRIANDO O PRIMEIRO PROJETO

Então mão na massa:

Vamos baixar o novo cli (terminal de comandos) do Ionic através do terminal do nosso sistema operacional utilizando o seguinte comando:

npm install -g cordova ionic

O código acima atualiza o Ionic já instalado para a mais recente versão (ou baixa à mais recente versão caso o computador não possua outra versão instalada).

Para gerar projetos utilizamos o seguinte código:

ionic start meuPrimeiroAplicativo sidemenu

O código é similar ao que era utilizado no Ionic 1: utiliza-se o comando start seguido pelo nome do aplicativo/pasta que será criado, seguido do template que poderá ser utilizado na criação do app. Atualmente o Ionic possui 3 templates iniciais:

Ionic

 

ESTRUTURA DE PASTAS

Após a criação do projeto, poderemos visualizar a seguinte estrutura de pastas dentro da pasta MeuPrimeiroAplicativo:

Ionic

 

Pasta hooks:
Aqui vão os scripts que serão acionados quando o código do Ionic/Cordova for compilado para Android e iOS nativo.

Pasta node_modules:
Aqui vão os módulos do node JS (npm) como dependências e plugins.

Pasta platforms:
Nesta pasta são instaladas as plataformas para as quais desejamos compilar nosso projeto, como Android, iOs e Windows Phone.

Pasta plugins:
Nesta pasta são instalados os plugins do Cordova que utilizamos no projeto. Os plugins do cordova são utilizados para acessar as apis nativas dos dispositivos, como camera, GPS e agenda.

Pasta resources:
Nesta pasta são instalados o ícone e a splashscreen do aplicativo. O Ionic permite a geração automática do ícone e da splashscreen para todos os tamanhos necessários

Pasta src:
Está é a maior mudança de pasta do Ionic 1 para o Ionic 2 e 3. O Ionic 3 utiliza o Typescript (linguagem de programação baseada no javascript que possibilita o uso de classes) como linguagem oficial para desenvolvimento, porém os navegadores (Google Chrome, Firefox, Edge) atualmente não dão suporte a leitura de Typescript, portanto, para que seja possível a leitura do nosso aplicativo pelo navegador (lembrando que mesmo dentro do celular é utilizado um navegador para executar o código) o Ionic 3 realiza a conversão em tempo real de código Typescript para Javascript. Toda modificação feita em arquivos dentro da pasta src é automaticamente detectada e faz com que o servidor do Ionic (iniciado através do    ionic serve) inicie um script que transforma o código em Javascript puro e salva na pasta www.

Pasta www:
Está pasta é utilizada pelo Ionic como base para o código convertido para Javascript. Os navegadores realizam a leitura do arquivo index.html contido nesta pasta e nem sabem que a framework utiliza a linguagem Typescript em seu core.

 

COMPONENTES E PÁGINAS

No próximo tutorial veremos como funcionam os arquivos dentro da pasta src, como a arquitetura do Ionic 3 se difere do Ionic 1 e como podemos gerar componentes e páginas através da linha de comando utilizando o Ionic cli.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Renato Probst

Renato Probst

Renato Policeno Probst – Formado em Sistemas para Internet, com especialização em Aplicativos Móveis e Computação em Nuvem. Experiência com diversas linguagens de programação voltadas para desenvolvimento mobile (Android, Swift, Cordova, Ionic, SQLite) e desenvolvimento web (PHP, HTML5, CSS, Javascript, mySQL, RESTful).

Possui em seu portfólio mais de 12 aplicativos publicados, entre eles aplicativos para venda e classificado de veículos, CRMs, aplicativos para streaming de áudio, jogos, POS, guia de serviços, entre outros.

Também possui em seu portfólio sites e apis em tecnologia RESTful. Atua atualmente como instrutor na ENG, onde ministra cursos de desenvolvimento mobile, já tendo ministrado cursos para empresas como Grupo RPC, Prodesp, Banco do Brasil, SENAI e TRE, além de dezeas de alunos nos laboratórios da ENG SP, PR e DF.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design