Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Indicadores

Bruno Battestin • 18 mai 2021 • Microsoft Power BI

Power BI: Indicadores

Neste artigo iremos aprender a criar indicadores, mas mais que isso, aprenderemos a aplicá-los de diferentes maneiras, inclusive criando um Menu Deslizante que além de ser visualmente agradável irá nos ajudar a ganhar mais espaço para trabalhar!

O que são indicadores
Indicadores são ferramentas que possibilitam a gravação de dados e estado de exibições no Power BI, sendo possível o usuário acessa-las através de botões, imagens e/ou formas.

Onde aplicamos indicadores
Para esta ferramenta temos as mais diversas aplicações, podendo utiliza-las para criar filtros “presetados” nos dashboards, alternar entre páginas e configurar exibição dos elementos gráficos, tudo isso de forma geral ou independente entre os visuais.

Porque usar indicadores
Os benefícios de utilizar indicadores são direcionados a sua flexibilidade, a criação de “checkpoints” em seu dashboard, onde o usuário sempre poderá voltar a um estado padrão, por exemplo, ou acessar visuais diferentes numa mesma página.

Como usar indicadores
Agora vamos aprender a criar indicadores, aplicando em nosso visual já utilizado em outro artigo, Power BI: Porque estudar e como dar os primeiros passos na plataforma com a aplicação de um background criado no Adobe XD no artigo Power BI: Aplicando Adobe XD em um dashboard.

modelo-de-dashboard-da-eng-dtp-multimidia


Botão para limpar filtros 

Para começar, crie um botão em branco, basta acessar a Barra de Menu Inserir > Elementos > Botões > Em branco:

botoes-para-limpar-filtros-eng-dtp-multimidia

Agora aplique um texto a esse botão, “Limpar filtros”, retire a tela de fundo e faça as demais personalizações de suam preferência:

aplicar-texto-limpar-filtros-eng-dtp-multimidia.png

Após personalizar seu botão, criaremos a parte lógica do mesmo. Para isso será necessário habilitar a aba “Indicadores” em Barra de Menu > Exibição > Mostrar painéis > Indicadores:

personalizar-botao-e-indicadores-eng-dtp-multimidia

Com a aba de indicadores habilitada, clique em “Adicionar”, localizado nesta mesma aba:

adicionar-na-aba-de-indicadores-eng-dtp-multimidia

Você acabou de criar um indicador!

Agora clicando com o botão direito do mouse em “Indicador 1”, selecione a opção “Renomear” e escreva “Limpar filtros”, este será o título de nosso indicador, - nomear seus filtros é uma boa prática, em casos onde usamos múltiplos indicadores, mas também é possível organizar a ordem destes segurando com o botão esquerdo do mouse e arrastando.

organizar-com-botao-esquerdo-eng-dtp-multimidia

O próximo passo é selecionar seu botão Limpar filtros com um clique, habilitar sua “Ação” e configurá-la para seu novo indicador:

habilitar-acao-indicador-eng-dtp-multimidia

Pronto! A partir de agora seu botão tem a função de limpar qualquer filtro aplicado no dashboard. Teste selecionando alguns nomes, datas e estados, em seguida clique em seu botão – caso esteja testando em um dashboard não publicado por link, será necessário segurar o botão CTRL do teclado para clicar em qualquer tipo de botão – e perceba que seus filtros voltarão ao estado padrão que estabelecemos.

funcionamento-dos-filtros-pbi-eng-dtp-multimidia


Botão de filtros presetados

Para criar um botão de filtros presetados, como por exemplo, todos os vendedores que venderam em Pernambuco do mês 6 de 2015 até a última data, selecione estes filtros manualmente:

selecionar-filtros-manualmente-eng-dtp-multimidia

Abra novamente a aba de Indicadores (Barra de Menu > Exibição > Mostrar painéis > Indicadores), adicione um novo indicador altere seu nome:

altere-o-nome-do-novo-indicador-eng-dtp-multimidia

Por fim, crie um novo botão (Barra de Menu Inserir > Elementos > Botões > Em branco) e insira a ação do seu novo indicador no neste.

acao-novo-indicador-pib-eng-dtp-multimidia

Participe dos nossos minicursos gratuitos de Power Bi!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruno Battestin

Bruno Battestin

Graduando em Engenharia da computação pela USJT. Apaixonado por compartilhar conhecimento e simplificar as tarefas do dia a dia. Atuando em tecnologia com Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design