Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Introdução ao DAX

Erick Reis • 19 ago 2021 • Microsoft Power BI

Power BI: Introdução ao DAX

O Power BI tem ajudado muito as empresas de todos os ramos a realizarem analises dos seus dados acumulados de forma bruta, pois ele pega esses dados e os transforma em gráficos super interativos e dinâmicos.

Mas muitos se enganam ao pensar que o Power BI faz somente construções visuais, o Power BI também tem sua linguagem interna que auxilia e nos ajuda a obter dados cada vez mais específicos através de cálculos, condições, entre inúmeras outras possibilidades.

Essa linguagem é chamada de Linguagem DAX, a linguagem DAX no Power BI é tão importante quanto o VBA é para o Excel.

DAX significa expressão de análise de dados e é a linguagem de fórmula usada no Power BI. O DAX também pode ser encontrado em outros produtos Microsoft, como Power Pivot e tabelas SSAS (tabelas SQL Analysis Services). O conceito de DAX é muito simples, mas DAX é avançado. O DAX usa alguns conceitos e padrões de programação exclusivos, dificultando o uso e o entendimento completos. Os métodos tradicionais de aprendizagem de idiomas podem não ser a melhor maneira para DAX. DAX é uma linguagem funcional, o que significa que o código de execução completo está contido em uma função. No DAX, as funções podem conter outras funções aninhadas, instruções condicionais e referências de valor. A execução no DAX começa com a função ou parâmetro interno e, em seguida, funciona externamente. No Power BI, as fórmulas DAX são escritas na mesma linha, portanto, o formato correto da função é importante para facilitar a leitura.

Ele foi  projetado para funcionar com tabelas e, dessa forma, tem apenas dois tipos de dados primários:

• Numéricos podem incluir números inteiros, números decimais, valores em moedas.

• Outros podem incluir cadeias de caracteres e objetos binários.

Isso significa que, se você criar uma função DAX para lidar com um tipo de número, ela pode definitivamente ser usada para todos os outros dados numéricos. Com o DAX, existem muitas funções que podem ser usadas para formatar, formatar ou analisar dados de outras maneiras. Essas funções podem ser divididas em várias categorias:

• Funções agregadas;
• Funções de contagem;
• Funções lógicas;
• Funções de informação;
• Funções de texto;
• Funções de data;

Uma lista de funções disponíveis para ajudá-lo a determinar qual função disponível escolher. Além disso, usando as teclas de seta para cima e para baixo no teclado, você pode destacar qualquer função disponível e exibir uma breve descrição.

Ouso dizer que no sentido de auxiliar a utilização das funções, o DAX no Power BI nos ajuda a entender de uma maneira muito fácil e clara como utilizar cada uma.

Olhe no exemplo abaixo como o Power BI nos ajuda através do DAX a compreender as funções:

exemplo-da-linguagem-dax-no-power-bi-eng-dtp-multimidia

Depois que escolhemos a função, ele nos informa para que serve a função e também diz que para utilizar, basta colocarmos o nome da coluna que queremos calcular a média.

informar-linguagem-dax-no-power-bi-eng-dtp-multimidia

Uma outra vantagem em aprender DAX é que diferente das Colunas Calculadas (Que tem quase a mesma função que o DAX, mas que cria colunas reais) o DAX oferece colunas virtuais. Ou seja, por ser uma coluna virtual o DAX pesa muito menos que colunas calculadas (que criam colunas reais nas nossas tabelas). Colunas calculadas impactam e muito no desempenho do seu relatório, então em casos onde temos que realizar muitos cálculos torna-se inviável o uso de tantas colunas calculadas.

Outra coisa legal utilizando o DAX é que nós conseguimos fazer com que uma medida seja usada em outra. Assim conseguimos desenvolver cálculos e fórmulas mais complexas e completas para exibir dados de uma maneira cada vez mais completa.

Hoje aprendemos um pouco sobre os conceitos que envolvem essa poderosa linguagem do Power BI, então não deixe de aprender e colocar em prática pois é uma ferramenta que nos ajudará cada vez mais a produzir relatórios cada vez mais completos.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design