Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Linguagens M e DAX

Bruno Battestin • 13 set 2021 • Microsoft Power BI

Power BI: Linguagens M e DAX

Dentro da plataforma do Power BI Desktop é comum ouvirmos falar de 2 linguagens de programação que podemos utilizar afim tratar dados, criar consultar mais refinadas e facilitar a análise dos dados, são elas o DAX e M. 

 

Linguagem M

Também conhecida como Power Query Formula Language, está presente dentro da interface do Editor Power Query (também no Excel) por trás dos botões de importação e tratamento de dados, como quando importamos um arquivo de Excel:  


Ou quando alteramos o tipo de dado de uma coluna: 


Como vemos, é possível utilizar a Linguagem M através dos botões “pré-programados”, mas também é possível elaborar funções mais complexas de tratamento ou manipulação de dados através do Editor Avançado: 


Algumas características desta linguagem: 

  • Possui sintaxe sequencial – O passo anterior é utilizado no passo seguinte 
  • Um passo não é calculado se não for utilizado, isto diminui a carga de processamento de dados 
  • Além de possuir funções para finalidade de ETL, também é capaz de executar expressões lógicas como if then else, totalizando mais de 700 expressões. 

 

Linguagem DAX

Analysis Expression Language, mais conhecida como DAX, é a linguagem que está presente dentro da interface do Power Pivot (também no Excel), atuando como as conhecidas fórmulas do Excel, através de Colunas Calculadas: 


Ou através de Medidas: 



Algumas características desta linguagem: 

  • Colunas calculadas fazem cálculos linha a linha todas as vezes que as consultas são atualizadas, demandando maior poder de processamento 
  • Medidas são “colunas virtuais” que são calculadas dinamicamente conforme as consultas são realizadas, neste caso os dados são mais leves e otimizados, exigindo menor poder de processamento. 

Numa visão geral é mais conveniente utilizamos a linguagem DAX para criar indicadores, analisar consultas e contexto, já a linguagem M é voltada para o tratamento dos dados que chegarão ao Power Pivot, otimizando todo o processo Business Intelligence.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruno Battestin

Bruno Battestin

Graduando em Engenharia da computação pela USJT. Apaixonado por compartilhar conhecimento e simplificar as tarefas do dia a dia. Atuando em tecnologia com Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design