Blog Tecnológico

CalcMe: Criando questões diferentes para cada aluno com variáveis aleatórias

Diane Jey • 01 nov 2021 • WIRIS

CalcMe: Criando questões diferentes para cada aluno com variáveis aleatórias

Criando questões diferentes para cada aluno com variáveis aleatórias

Wiris Quizzes traz a possibilidade de editar equações matemáticas e químicas em sistemas LMS, tornando mais fácil a leitura por parte dos alunos, trazendo engajamento e praticidade.

É possível personalizar todo o sistema de avaliação, criar questões de múltipla escolha e até mesmo criar questões onde os valores mudarão para cada aluno que abrir a pergunta, que é o assunto que abordaremos nesse artigo.

O Wiris Quizzes é uma ferramenta integrável com quaisquer sistemas LMS e também sistemas próprios através de APIS públicas, trazendo ainda mais possibilidades de uso.

Nesse artigo mostraremos como criar questões com variáveis aleatórias, onde cada vez que a pergunta for aberta, ela terá valores diferentes para cada aluno!
Uma solução perfeita para avaliações.

Para iniciarmos, primeiramente é necessário conhecer o básico da ferramenta CalcMe, que possibilitará a criação de parâmetros aleatórios.

O CalcMe pode ser acessado externamente pelo link: https://calcme.com/

O que é CalcMe

CalcMe é uma calculadora online baseada em JavaScript, o que permite rodar em qualquer navegador e sistema operacional, incluindo aparelhos Mobile, como celulares e tablets.

O CalcMe também é nativamente integrado ao Wiris Quizzes, aumentando o poder das suas questões matemáticas.

Ele oferece um sistema de cálculos e gráficos poderoso, cobrindo de básico a avançado em quaisquer necessidades matemáticas, como:

- Gerador de números aleatórios

- Polinomiais

- Expressões gerais

- Vetores

- Matrizes

- Listas

- Geometria

- Estatística

- Funções

- Programação

- E muito mais

Como usar CalcMe

Existem 3 áreas principais no CalcMe:

Da esquerda para direita temos:

Area de definição: Onde definimos variáveis

Area de cálculo: Onde realizamos os cálculos

Area de plotagem: Onde plotamos gráficos

Para fazer um cálculo basta inserir a equação na área de cálculo e clicar no símbolo .

Na barra superior temos várias ferramentas, como ferramenta de fatoração, derivação, plotagem e muitas outras:

No menu lateral temos acesso à todas as ferramentas separadas por tópicos:

O que usaremos mais será a ferramenta de aleatoriedade, para chamar a função dentro do CalcMe use “aleatorio” sem acento em português.

Para chamar a função no CalcMe dentro do Wiris Quizzes é necessário chamar em inglês “random”.

Então na área de definição insira sua variável, e na área de cálculo insira a função aleatorio/random e defina o intervalo entre parênteses e usando dois pontos como continuidade, assim como o exemplo abaixo:

Podemos testar as variáveis criando uma operação e fazendo o cálculo na área de cálculo.

Para excluir determinados números do intervalo siga a seguinte sintaxe:

X = aleatorio([ n..m)]/[ p ])

Onde tudo que se encontra após o traço entre colchetes será excluído do intervalo, no CalcMe ficará com a seguinte aparência:

Por hora temos o que precisaremos para gerar questões com variáveis aleatórias no Wiris Quizzes.

Criando as questões com variáveis aleatórias

Agora iremos ao painel LSM que vocês usem, no meu caso Moodle, e criaremos uma nova questão, isso funciona para qualquer categoria de questão, como Cloze Science, Multiple choice, e todas as outras.

Vamos usar nesse exemplo Short Answer – Science.

Até então basta usarmos o procedimento padrão.

Na hora de definir o enunciado, onde quisermos adicionar valores aleatórios basta entrar com a variável antecedida por #.

Veja abaixo um exemplo:

Quando formos inserir a resposta, coloque a variável da resposta antecedido por # da seguinte forma:

Poderiam ser outras variáveis como #z ou qualquer outra variável.

Agora vamos definir as variáveis clicando em .

Na janela que se abre clique em “Define Random Variables and functions”:

Isso abrirá o CalcMe integrado do Wiris Quizzes, onde usaremos o que vimos anteriormente na criação de variáveis. Observe que temos que chamar a função em inglês usando random:

Temos então que x = random(1..100) -> x é um número entre 1 e 100;

Y = random(1..100) -> y é um número entre 1 e 100;

Resp = x+y -> Onde a variável “resp” é o resultado da equação x+y que chamamos na resposta.

Quando todas as variáveis estiverem definidas basta salvar.

Veja como ficou o resultado, lembrando que a cada vez que a questão for aberta as variáveis terão valores diferentes:

Gostou? Quer saber mais?

Fique ligado no nosso blog para mais atualizações e novidades sobre a tecnologia!

Confire em nossa agenda Webinars sobre Wiris Quizzes acessando:

https://eng.com.br/agenda.cfm

Quer mais informações, ou tem alguma dúvida?
Role a página e preencha nosso formulário que nosso time ENG entrará em contato!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Diane Jey

Diane Jey

Graduanda em Ciência da computação na UBC.Atuando em tecnologias de Assinatura Eletrônica como Adobe Sign.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS

ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia. Todos os direitos reservados.
Nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.