Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Como tirar sua certificação

Bruno Battestin • 08 fev 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Como tirar sua certificação

Quando se trabalha com tecnologias, algo que agrega muito valor e credibilidade a seu trabalho é ser certificado pela empresa que desenvolveu a plataforma, tirando uma certificação de Microsoft Power BI como Analista de Dados Associado, por exemplo.

Recentemente tive a agradável experiência de realizar o Exame DA-100 na ENG DTP & Multimídia (Unidade sede - São Paulo) onde felizmente conquistei o título: Microsoft Certified: Data Analyst Associate”. 

Devo admitir que muito fatores contribuíram para conquistar este feito, um deles foi realizar a prova num ambiente adequado: climatizado, seguro e silencioso, sendo bem recebido, o que proporcionou grande tranquilidade ao realizar este exame.

Realizei anteriormente o exame online, entretanto com este não tive uma boa experiência, por várias vezes a plataforma do exame fechou durante a aplicação, o que gerou grande estresse, frustração e insegurança, por isso recomendo realizar a prova presencialmente na ENG!

Neste artigo aprenderemos, a criação de seu MSID (ID Pearson VUE necessário para marcação da prova), agendamento do exame com a ENG, como estudar para tirar sua certificação e dicas para o dia da aplicação da prova!


Criando seu MSID

A Pearson VUE é uma empresa parceira Microsoft, responsável pela administração dos exames de certificação Microsoft, então para agendarmos uma prova é necessário criarmos um MSID, a identificação do candidato na plataforma do Pearson VUE.

Utilizando como exemplo o Exame DA-100, veremos então como criar seu MSID:

1 - Acesse a página de Certificações Microsoft



2 - Localize o exame que deseja realizar utilizando a caixa de pesquisa, localizada no canto superior direito de sua tela (Ex: DA-100), clique na tecla Enter do teclado e selecione o link referente ao exame desejado.



3 - Na página de seu exame, acesse o hiperlink “Acessar o painel de certificações”



4 - Acessando este link, caso não esteja logado será necessário, logar ou criar uma conta pessoal (não coorporativa) Microsoft.
Feito o login você será redirecionado para a página “Seu painel de controle”, onde encontrará tudo a respeito de suas certificações.



5 - No canto inferior esquerdo da tela, note o título “Provedores de exames”, no menu suspenso abaixo dele, selecione o provedor “Pearson VUE” e clique em “Ir para”



6 - Após clicar em “Ir para” você será redirecionado para a página “Your Dashboard” (na guia localizada na parte superior esquerdo da tela: “Certification Profile”), onde será necessário preencher alguns dados do candidato



7 - Com o formulário preenchido, clique em “Save & Continue”, você será redirecionado para a guia “Exam Discounts” e clicará em “Schedule exam” (no canto inferior direito de sua tela).



8 - Feito isso, você será direcionado a página do Pearson VUE e poderá verificar seu MSID!
Para visualizar seu MSID, basta expandir o menu do lado esquerdo de sua tela, clicando na seta dupla em sua parte superior.



Agendando seu exame com a ENG

Para agendar seu exame de certificação Microsoft basta entrar em contato com a ENG:

Telefone: 3816-3000
WhatsApp: (11) 94048-9420

Seu exame será agendado e receberá todas as informações necessárias para o dia da aplicação!

Vale comentar que recentemente algumas provas já estão sendo disponibilizadas em português do Brasil, caso lhe seja conveniente peça para que a sua seja em português!

 

Como estudar para tirar sua certificação

Para que você atinja a pontuação necessária da certificação é importante ter uma base sólida de conhecimento na área, como em nosso exemplo, o Power BI. Pensando nisso a ENG oferece uma série de cursos com um material bem estruturado e didática excelente.

Para conferir os cursos disponíveis, acesse o link: https://www.eng.com.br/powerbi.cfm

Nele você encontrará cursos desde o básico em Power BI, até cursos avançados, direcionados a tratamento de dados (ETL), análise de dados com DAX, Storytelling com Dados e Design Visual com UI/UX no Power BI!

Não deixe de acompanhar a ENG, em breve teremos também um curso preparatório para o Exame DA-100 em Power BI!

Caso queira conhecer a dinâmica de ensino da ENG, participe gratuitamente de nossos minicursos e se encante nas mais diversas áreas, como Business Intelligence com Power BI, Criação de Apps Corporativos com o Power Apps, Excel Avançado e Criação de Dashboards, Design de UI/UX com Adobe Xd, entre outros. Para acompanhar os eventos disponíveis acesse nossa agenda: https://www.eng.com.br/agenda.cfm


Dicas para o dia do exame

Baseado em minha experiência realizando o exame DA-100, recomendo fortemente que os candidatos estejam preparados não só tecnicamente, mas também psicologicamente, procure sair de casa cedo para chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência, durma cedo no dia anterior, se alimente bem e durante a prova não perca tempo com questões que está em dúvida, deixe estas para responder por último, administrar seu tempo é importantíssimo nas provas de certificação.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruno Battestin

Bruno Battestin

Graduando em Engenharia da computação pela USJT. Apaixonado por compartilhar conhecimento e simplificar as tarefas do dia a dia. Atuando em tecnologia com Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design