Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Conceito de Blocos de Construção

Bruno Battestin • 14 mar 2022 • Microsoft Power BI

Power BI: Conceito de Blocos de Construção

Após um período utilizando Power BI é fácil notar que a Microsoft utiliza nomes específicos para algumas composições de seus softwares, nomes que carregam consigo uma definição muito sólida e individual com a finalidade de que sua comunidade fale “uma só língua”, por esse motivo é importante conhecermos ao menos alguns destes itens:

  •   Conjunto de dados

Um conjunto de dados é a unificação de todas as importações de dados feitas dentro do Power BI Desktop, seja apenas uma importação de pasta de trabalho do Excel, ou um conjunto de importações, SQL Server, WEB, SharePoint, CSV, JSON, ... Um Conjunto de Dados sempre será o conjunto de todos os dados que foram obtidos.

  •   Bloco

Um bloco é um é onde uma visualização será contida, seja um gráfico, tabela, mapa, todos estão contidos em um bloco individual, podendo ajustar dimensões e posição.

  •   Visualizações

Visualizações, também chamadas de visuais, são ferramentas para analisar e cruzar os dados importados, tais que podem ser, mapas, gráficos de linhas, gráficos de colunas, tabelas, matrizes, e muitos outros, podendo ser personalizados, desde tipografia, formato e até atribuir funções a determinadas cores.

  •   Painel (Dashboard)

Popularmente chamado de Dashboard, é um conjunto de visualizações contidas em uma e somente uma página, podendo ser compartilhado com outros usuários com o objetivo de realizar análises rápidas, através de cartões, gráficos, mapas, tabelas etc.
Um Painel pode ser criado a partir de um Conjunto de Dados e/ou Relatórios já existentes em sua conta do Power BI Service.

  •   Relatório (Report)

Um Relatório é baseado em um Conjunto de Dados possibilitando gerar visualizações que são distribuídas em mais de uma página.

É voltado para análises mais aprofundadas, como por exemplo:

Página 1 - Visão Geral de vendas
Página 2 - Detalhamento de vendas por região
Página 3 - Detalhamento de vendas por setor

Gostou deste conteúdo?




 

 

Bruno Battestin

Bruno Battestin

Graduando em Engenharia da computação pela USJT. Apaixonado por compartilhar conhecimento e simplificar as tarefas do dia a dia. Atuando em tecnologia com Power BI.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design