Blog Tecnológico

Bungee Jumping com efeito no Adobe Photoshop CC

Melissa Campuzano • 18 jul 2016

Porque não pegar uma dessas fotos loucas e aplicar um efeito legal?

Abra essa imagem no Adobe Photoshop CC.

Duplique a camada Background ou ative-a com duplo clique para poder editá-la . Selecione a pessoa da imagem com a ferramenta de seleção que seja mais cômoda para você.

jump1

Com a seleção ativa dê uma melhorada nela, para isso, vá para Select > Refine Edge. Clique no modo de exibição Overlay e aumente a suavidade para que não fiquem pontas agudas.
Aplique um pouco de Feather na seleção para que o personagem se "misture" um pouco com o fundo e aplique um pouco de Contrast para que não fiquem esses esfumaçados na seleção, uma vez feitos esses ajustes clique em OK.

jump2

jump3

Duplique a seleção numa nova camada ou com o Comando CTRL+J.

jump4

Em uma outra camada selecione o personagem e apague-o, preenchendo o espaço com o fundo da imagem.  Siga os seguintes passos: Selecione o personagem, não precisa ser uma seleção perfeita, e pressione Shift + Backspace.

jump5

Na janela Fill selecione Content-Aware e pressione OK. O personagem é tirado da imagem permanecendo apenas o fundo.

jump6

jump7

Duplique a camada com a seleção do personagem com CTRL+J do teclado e renomeie os nomes das camadas com duplo clique. A de baixo como Efeito e a de cima como Personagem.

jump8

Com a camada Efeito selecionada vá para Filter > Liquify.

jump9

Uma janela será aberta. Pegue a ferramenta deformação, que é a primeira do canto esquerdo, e coloque a Density em 100. Comece a deformar o personagem, assim que finalizar clique em OK.

jump10

Na camada Efeito crie uma máscara em branco para poder pintá-la de preto.

jump11

Clique na máscara e pressione ALT + DELETE com a cor preta selecionada para poder pintá-la.

jump12

Na camada de Personagem crie uma nova máscara, mas desta vez, deixe-a em branco.

jump13

Importe pinceis com efeito de partículas para o Photoshop.

Vá a Edit > Presets > Preset Manager

jump14

Clique em Load e localize os brushes que baixou e carregue-os, pressione em LOAD.

jump15

Uma vez carregados seus pinceis selecione um dos brush que importou e comece a pintar na camada de Personagem, clique na máscara e pinte de preto. Tudo o que você pintar de preto vai sumir da tela, e o que pintar de branco irá ser revelado na tela.

jump16

Uma vez chegado a um resultado parecido ao que segue, clique na máscara Efeito e comece a pintar de branco com o mesmo pincel.

jump17

A ideia é deixar as partículas mais fortes do lado do personagem e as outras menores, pode mudar a rotação do pincel para ajudá-lo a pintar as áreas que ficam perto do personagem. Experimente outro Brush se preferir!

jump18

Na mesma camada de efeito na máscara, com um pincel normal e com preto pinte as áreas de imperfeições que surgirão.

jump19

Volte aos pinceis de partículas e continue aplicando o efeito para finalizar, pinte com branco.

jump20

Assim que finalizar pegue as 3 camadas e pressione CTRL + ALT + SHIFT + E para fusionar as camadas numa nova layer e renomei-a como Efeito finalizado.

jump21

Aplique um filtro de sua escolha no painel Filter para dar um efeito mais escuro ou vibrante!

jump22

jump23

jump24

Melissa Campuzano

Melissa Campuzano, graduada em Design Gráfico pela UCATEC, com grau de Record Acadêmico.

Trabalha na área de Design, desenvolvendo projetos variados de design, imagem corporativa e eventos no exterior.
Com suas peças gráficas conseguiu mudar a percepção do público sobre o que significa estudar numa universidade de empreendedores.
É instrutora e consultora das tecnologias Adobe, atuando na ENG DTP & Multimídia.

CONTATO