Blog Tecnológico

UI/UX: Começando com Adobe Xd

Isabela Scussel • 08 dez 2020

UI/UX: Começando com Adobe Xd

O que é o Adobe Xd?

 

Esta é uma ferramenta de design desenvolvida pela Adobe para aprofundar ainda mais as experiências de criação e implementação de layouts e de design na criação de sites e aplicativos.

Com o Adobe Xd, você pode começar a prototipagem do seu trabalho do zero, e garantir que o resultado final seja exatamente aquilo que você esperava. Isso porque o software disponibiliza diversas ferramentas extremamente úteis na construção de um fluxo de trabalho aplicável a diferentes projetos.

O Adobe Xd vem se consolidando como um instrumento extremamente eficiente na construção de protótipos interativos de aplicativos e websites, e isto pode ser explicado devido a sua interface simples e intuitiva.

Além de fornecer diversas funções de design para criação, o Adobe Experience Design (Xd) também possibilita que os usuários visualizem um preview das telas e naveguem livremente por meio das interações posicionadas.

O aplicativo possui diferentes modelos pré-estabelecidos com a dimensão específica das plataformas mais visitadas por usuários de todo o mundo. Isso também pode ser personalizado:

 

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 

Design responsivo e Adobe Xd

 

Criadores de conteúdo para Web Design têm a necessidade de poder visualizar a perspectiva final de seus trabalhos mesmo antes que estes sejam efetivamente finalizados. Isso se explica pois, no caso da criação desse tipo de material, é indispensável que o designer consiga ter a experiência de usuário de modo a corrigir ou adicionar novos elementos ao projeto.

Ainda, o software ainda proporciona toda uma comodidade para que o designer estabeleça as relações de interatividade entre os componentes de cada uma das telas do aplicativo. Isso permite uma percepção muito mais apurada da aplicação do aplicativo – ou website – na prática, mesmo antes do fim do processo.

Uma vez que o usuário estabelece as principais telas do aplicativo em processo de desenvolvimento, ele consegue conectar as pranchetas, criar pequenas interações, executar efeitos, dentre outras funcionalidades.

Sendo assim, o Adobe Xd proporciona essa experimentação da interface, o que facilita o processo de criação do início ao fim.

Veja um exemplo de fluxo de interação para aplicativo:

 

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 

Como pode ser visualizado acima, o desenvolvedor do aplicativo tem a opção de criar botões, e adicionar imagens e componentes em geral, de modo a torna-los totalmente responsivos. Logo, a interface de design e criação do Xd se destaca pelo seu layout sensível ao conteúdo: troque, crie espaçamento, redimensione e alinhe seus layouts com facilidade.

 

  • Adicione animações
  • Crie protótipos interativos
  • Faça testes em vários dispositivos
  • Trabalhe em equipe em tempo real
  • Transforme suas ideias em realidade

 

Processo de criação do protótipo

 

A praticidade do Adobe Xd se estende para todos os níveis de habilidade de edição, não fazendo uso de elementos de difícil compreensão ou grande extensão de conhecimento prévio.

A plataforma em si é reconhecida por ser bastante intuitiva, o que traz uma experiência de uso muito mais didática e eficaz. Desse modo, e graças às bases que a interface apresenta, o usuário que fizer uso desta ferramenta de edição poderá, em larga escala, aplicar suas ideias mais diferentes e criativas.

Como já mencionamos acima, esse software dá total liberdade criativa para seus usuários que lidam frequentemente com a criação de conteúdo desse tipo. É uma plataforma completa, com todas as ferramentas intrínsecas a um processo criativo que seja realmente produtivo.

Além de tudo isso, o Adobe Xd é uma solução totalmente gratuita, com todas as ferramentas inclusas! Sendo limitado – para aqueles que não possuem a licença completa – apenas na quantidade disponível de criação links para compartilhamento.

Veja um exemplo de criação de protótipo de um aplicativo abaixo:

 

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 UI/UX: Começando com Adobe Xd

 

Criação de link para acesso e compartilhamento do protótipo

 

UI/UX: Começando com Adobe Xd

 

Acesse o protótipo finalizado do aplicativo “iBurger” exemplificado no processo de imagens acima e navegue pelos botões interativos:
https://xd.adobe.com/view/12a149e9-9504-4c33-b631-a3121bda8f5a-47f2/?fullscreen

 

 

 

Quer conhecer outras tecnologias e aprender ainda mais?

Acesse o Blog Tecnológico da ENG e veja os nossos artigos!

 

Conheça nossos eventos e Minicursos gratuitos com emissão de certificado!

AGENDA DE EVENTOS

Gostou deste conteúdo?






Para nos enviar comentário, acesse.

 

Isabela Scussel

Isabela Scussel

Isabela Scussel faz Graduação do curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política e Negócios (EPPEN) na Universidade Federal de São Paulo, e é apaixonada por tecnologias que resolvam problemas de pessoas, empresas e órgãos governamentais. Adobe Document Cloud, com Acrobat e Sign são suas especialidades.

Prvacidade e Proteção de Dados | ENG DTP & Multimídia

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS