Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM 8D: Processos de Segurança

Rafael Costa • 13 set 2022 • Autodesk BIM

BIM 8D: Processos de Segurança

O que é BIM?

O BIM (Building Information Modeling) é uma tecnologia que conecta os processos de construção em uma só plataforma e armazena informações sobre esses processos, de forma a gerar maior precisão nas modelagens realizadas. Este novo modo de projetar é resultado da indústria 4.0, e seus benefícios, tomando seu lugar na construção civil.

Na implantação das tecnologias BIM há níveis de maturidade, esses níveis são comumente chamados de dimensões BIM, essas dimensões adicionam informações ao projeto. Oficialmente temos 7 dimensões de dados, porém já se fala em mais 3, a primeira das novas dimensões (BIM 8D) é voltada para segurança.

 

BIM 8D

O histórico da construção civil em relação a acidentes não é agradável, essa é uma das indústrias mais perigosas para colaboradores, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018 ocorreram cerca de 97 mil acidentes na construção civil e em 2.666 deles ocorreu óbito. Wayne Creaser traz dados importantes no artigo Prevention through Design (PtD) Safe Design from an Australian Perspective, é citado que na Austrália 37% dos óbitos em canteiro de obras estão relacionados aos projetos, Creaser estima que o modelo pode influenciar em no mínimo 30% dos acidentes. É possível perceber que a seguridade de todo o ciclo de vida da edificação está umbilicalmente ligada à previsibilidade na fase de modelagem do projeto.

A oitava dimensão BIM adiciona dados que apoiam a criação de um ambiente mais seguro para a edificação, voltada para cumprimento de normas internas ou externas principalmente na fase de obras. Este conceito vai além de simples EPI´s, abrange principalmente estudos prévios dos riscos à segurança dos profissionais que irão frequentar a obra e através desses resultados um esquema de prevenção é realizado. É inovador a utilização de sensores nos canteiros de obras para captação de possíveis riscos, por exemplo, análises de sensores conectados a gruas geram gráficos de carga, dados sobre a altura em tempo real e até informações da influência do vento, dessa forma são realizados estudos do movimentos críticos de gruas com objetivo de minimizar riscos nas operações.

Ao tratar de prevenção a maior novidade que acompanha o BIM 8D é a possibilidade de criação do canteiro de obras virtual que pode ser acompanhado ao decorrer do tempo - vale um adendo, a interdisciplinaridade em BIM pode ser observada nesse ponto, as dimensões 4D e 8D passam a integrar a previsão relacionada ao canteiro de obras - com ajuda da realidade virtual e vasta biblioteca de elementos é possível analisar a disposição de materiais, maquinários e examinar a disponibilidade dos elementos no espaço disponível. Os dados obtidos por esses estudos são incorporados ao modelo de forma a levar mais segurança para o canteiro real.

A metodologia BIM procura sanar as maiores dores do mercado de construção civil e com a oitava dimensão a segurança entra no radar, visto que nas dimensões anteriores problemas como planejamento (4D) e custos (5D) são estudados a fundo e geram resultados precisos, a nova dimensão tem o intuito de mudar a forma que se vê a construção civil e levar mais qualidade ao ambiente de trabalho neste mercado. Entenda mais sobre BIM com os cursos da ENG!

Gostou deste conteúdo?




 

 

Rafael Costa

Rafael Costa

Técnico em Edificações pela ETEC graduando em Engenharia Civil pela Ânima/FMU. Especialista em Projetos de Edificações com foco em BIM, com tecnologias Autodesk na ENG DTP & Multimídia e apaixonado por conhecimento.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design