Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

Power BI: Diferenças entre as Plataformas.

Jennifer Sicherolli • 27 jun 2023 • Microsoft Power BI

Power BI: Diferenças entre as Plataformas.

Business Intelligence, popularmente conhecido como BI é uma junção de tecnologias, práticas e processos que auxiliam as empresas no desempenho de coleta, análise e apresentação de dados para tomar decisões baseadas neles, trazendo mais legitimidade e precisão para os negócios. As informações coletadas, ou seja, os dados, podem incluir referência sobre vendas, marketing, desempenho financeiro, inventário, operações de negócios e muito mais. BI tem como principal objetivo fornecer insights e informações acionáveis para melhorar o desenvolvimento do negócio.

O BI possui várias etapas, desde a coleta de dados até a análise e apresentação de resultados. A primeira etapa é a coleta de dados, que pode ser realizada por meio de ferramentas de análise de dados, como planilhas e bancos de dados. Em seguida, os dados são organizados em um formato que possa ser analisado, como uma tabela ou gráfico. Todas essas etapas possuem um nome específico dentro de uma das ferramentas da Microsoft que serão abordadas mais à frente.

Após a coleta e organização dos dados, a análise é realizada. Isso envolve muito estudo dos dados para aplicar as técnicas estatísticas a fim de identificar tendências, padrões e relações entre os dados. A análise pode ser realizada usando software especializado ou ferramentas de análise de dados incorporadas em outros aplicativos.

Um ótimo software é capaz de apresentar informações de forma clara e acessível e o Power BI consegue exatamente trabalhar com isso, além de ser gratuito, possibilitando que qualquer pessoa utilize seus recursos, ele usa os dados e os transforma em relatórios, painéis ou visualizações de dados. Isso ajuda os tomadores de decisão a entender as informações e usá-las para tomar decisões melhores e mais informadas, levando a empresa sempre ao melhor caminho baseado em dados.

No Power BI existe um processo chamado de Extract, Transform and Load (ETL), ele faz justamente as etapas necessárias que o BI em si precisa, extrai dados de uma fonte qualquer, transforma para que se adequem ao contexto e por fim os carrega para serem usados e convertidos em grandes análises

Os benefícios do BI são significativos para as empresas. Ele pode ajudar a melhorar a eficiência operacional, reduzir custos, identificar oportunidades de crescimento, melhorar a tomada de decisões e fornecer informações valiosas para os negócios. Além disso, o BI pode ajudar as empresas a se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado e a manterem uma vantagem competitiva.

No entanto, o BI não é uma solução única para todas as empresas. É importante que as empresas entendam suas necessidades e objetivos específicos ao implementar o BI e escolham as ferramentas e tecnologias corretas para atingir esses objetivos.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Jennifer Sicherolli

Jennifer Sicherolli

Desenvolvedora Java FullStack pela Generation Brasil, graduanda em Ciências da Computação na Anhembi Morumbi, ama tudo que envolva tecnologia e cultura.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design