Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

BIM vs CAD: por que o mundo da construção civil está mudando?

Pedro Rocha • 18 jan 2024 • Autodesk Revit

BIM vs CAD: por que o mundo da construção civil está mudando?

Recentemente, houve muito debate sobre a obrigatoriedade do BIM sendo decretada no Brasil, e muitos Arquitetos, Engenheiros e Empreiteiros estão se perguntando;

BIM é tudo isso mesmo?

E para ajudar a sanar as dúvidas criamos este artigo para comparar as formas de se projetar dentre os sistemas BIM e CAD.

Antes de começarmos, precisamos definir o que é BIM e CAD.

“Building Information Modeling” do português Construção da Informação e Modelagem (BIM) e “Computer Aided Design” do português Design Assistido por Computador (CAD) são duas abordagens distintas, porém interligadas.

CAD – é uma tecnologia que vem se estabelecendo a décadas e que tem sido fundamental para a criação de projetos 2D e 3D, ele oferece ótimas ferramentas para a criação de desenhos técnicos para detalhamentos, plantas baixas e modelos tridimensionais. O CAD é especialmente eficaz para representações gráficas detalhadas possuindo grande foco em geometria e precisão de dimensões.

BIM – Por outro lado o BIM vai muito além de um simples desenho, incorporando dados e informações em um modelo tridimensional.

O BIM não se limita a apenas representar visualmente um projeto, podendo integrar dados sobre os componentes de um projeto, suas características e relacionamento com o ambiente externo.

Além de tudo isso, ferramentas BIM permitem a colaboração em tempo real para aumentar a eficiência de equipes envolvidas no ciclo de vida de um projeto desde sua concepção até sua manutenção.

Aqui estão alguns benefícios que ferramentas BIM podem proporcionar;

 

  • Visão abrangente do projeto – O BIM oferece uma visão abrangente do projeto podendo integrar informações a todos os elementos no projeto, isso proporciona a possibilidade de analisar dados como custos, prazos, materiais, desempenho energético e até manutenção.
  • Colaboração eficiente – Uma das maiores vantagens do BIM é a possibilidade de colaborar com facilidade em tempo real num ambiente multidisciplinar onde diferentes profissionais como arquitetos e engenheiros podem colaborar uns com os outros.
  • Análises e Simulações – Softwares BIM possuem a capacidade de armazenar dados, não só visuais como softwares CAD, isso permite a realização de diversas simulações como: desempenho energético, fluxo de trabalho, e avaliações de sustentabilidade, o que torna possível tomar decisões informadas sobre o futuro do projeto otimizando sua eficiência.
  • Redução de Erros e Conflitos – O BIM permite a detecção antecipada de conflitos e erros de projeto, o que torna erros comuns como instalações em conflito com a estrutura simples de serem resolvidos, resultando em economia de tempo e recursos.

 

Mas qual o motivo do decreto BIM?

As ferramentas que utilizam BIM não só são capazes de guardar informação sobre objetos como já mencionado, estas possuem grande potencial para auxiliar durante a criação do projeto para que os projetistas possam fazer escolhas mais facilmente e com resultados mais incisivos.

Isso torna BIM uma escolha óbvia, pois projetos podem ser aprovados e alterados com maior facilidade, e oferecendo qualidade superior na tomada de decisão não só melhorando a eficiência de todo o processo de criação da edificação, mas também proporcionando uma documentação extremamente completa e útil a longo prazo durante todo ciclo de vida útil do edifício.

 A capacidade de tomar decisões informadas e precisas e a redução de erros que podem acarretar em diversos problemas, a colaboração eficiente que pode ser feita em tempo real e a resolução simples de erros e problemas tornam o BIM a escolha certa para o futuro da construção civil e uma ferramenta indispensável para profissionais da construção que buscam otimizar seus projetos e maximizar a qualidade de seu trabalho.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Pedro Rocha

Pedro Rocha

Especialista em BIM com tecnologias Autodesk, Arquiteto e Urbanista pela Fiam Faam, apaixonado por Digital Twin e Realidade Virtual. Especialista em BIM e Digital Twin na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design