Atendimento via WhatsApp Atendimento via WhatsApp

Blog Tecnológico

SQL: Normalização dos dados

Erick Reis • 26 jan 2024 • SQL

SQL: Normalização dos dados

Quando lidamos com sistemas e armazenamento de dados, é comum recorrer ao banco de dados como um dos principais métodos para gerenciar o papel crucial do armazenamento.

A complexidade por trás do armazenamento de dados levanta questões sobre como essas informações são organizadas nas tabelas, e quais são os benefícios inerentes a cada método de armazenamento.

O ponto principal é a prática da normalização aplicada ao contexto de banco de dados.

A normalização, um conceito de extrema importância, marca o momento em que a atenção é direcionada para a estrutura lógica das tabelas.

Essa dimensão lógica desempenha um papel vital na determinação do desempenho do banco de dados e na alocação eficaz de informações entre as tabelas, considerando até mesmo os relacionamentos que serão estabelecidos durante a construção destas.

Mas, afinal, o que é normalização e quais são os tipos que moldam o design de bancos de dados?

Quando nos referimos à normalização, estamos falando sobre a definição do formato lógico apropriado para as estruturas de dados identificadas no projeto lógico do sistema.

Este processo visa minimizar o espaço ocupado pelos dados, assegurando, simultaneamente, a integridade e confiabilidade das informações.

A normalização é realizada por meio da análise dos dados que compõem as estruturas, utilizando o conceito fundamental denominado "Formas Normais (FN)".

Existem diferentes Formas Normais, cada uma com um propósito específico:

Primeira Forma Normal (1FN): Este estágio concentra-se na eliminação de elementos repetitivos na estrutura, ou seja, dados que podem compor uma estrutura de vetor. Uma estrutura é considerada normalizada na 1FN se não contiver elementos repetitivos.

Exemplo:

 

Segunda Forma Normal (2FN): Aqui, a ênfase recai na remoção de elementos de estruturas com chaves compostas que são funcionalmente dependentes de parte da chave. Uma estrutura está na 2FN se, estando na 1FN, não possuir campos funcionalmente dependentes de parte da chave.

Exemplo:

 

Terceira Forma Normal (3FN): Nesta etapa, campos funcionalmente dependentes de outros campos que não são chaves são eliminados. Uma estrutura está na 3FN se, estando na 2FN, não possuir campos dependentes de outros campos não chaves.

 Exemplo:

 

Essas práticas essenciais de normalização contribuem para a eficiência e confiabilidade de um banco de dados. Ao adotar esses conceitos, não apenas otimizamos o armazenamento, mas também fortalecemos a integridade dos dados, criando um ambiente robusto e organizado para a gestão de informações.

Gostou deste conteúdo?




 

 

Erick Reis

Erick Reis

Graduado em Análise e desenvolvimento de sistemas pela FAM, apaixonado por tecnologias que envolvam análise de dados, programação, banco de dados. Atualmente atuando em tecnologias de análise de dados como: Power BI, Excel, Banco de dados. Erick conquistou sua Certificação em Power BI, na ENG DTP & Multimídia. E veio a se tornar um MCT em Power BI, na ENG DTP & Multimídia.

ENG DTP & Multimídia - Logo

 

 

ENVIE SEU CONTATO e SEUS COMENTÁRIOS


LinkedIn da ENG DTP Multimídia
     Facebook da ENG DTP Multimídia     Instagram da ENG DTP Multimídia

 Jornad Graphic Design